Pesquise no Blog

March 12, 2011

Uma vez salvo, salvo para sempre?


Depois de participar de um debate sobre este tema no Programa Vejam Só, da RIT-TV, transmitido nesta semana (dia 11/03) resolvi escrever este pequeno artigo com alguns argumentos que usei no debate e outros que não foram utilizados pela limitação de tempo do programa.

1. Os decretos de Deus. A Bíblia nos mostra que, antes da fundação do mundo, Deus já havia determinado tudo o que aconteceria. Eis alguns textos que nos mostram isto:

“O conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações.” Salmo 33.11

Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." Salmo 139.16

“Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará”. Isaías 14.24

"Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e na há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade". Isaías 46.9-10.

“... então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Mateus 25.34

"Herodes, Pilatos, os gentios, e o povo de Israel se ajuntaram para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer". Atos 4.27,28.

“... diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos”. Atos 15.18

“As­sim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo” Efésios 1.4

“... que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos” 2 Timóteo 1.9

“... segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor” Efésios 3.11

A questão, portanto, é a seguinte: Se Deus determinou todas as coisas que acontecerão, teria ele deixado em aberto o destino eterno dos homens? Isto é, se um homem quer ou não ser salvo, isto independe dos planos de Deus? Deus não interfere?


2. Nossa filiação em Cristo. A Bíblia diz que apenas aqueles que crêem em Jesus Cristo são filhos de Deus: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome" João 1.12. A questão aqui é: um filho pode deixar de ser filho? Será que Deus nos dá o direito (exousia, no grego) de sermos filhos e depois, por causa de um pecado, cancela este direito? Não há qualquer registro na Bíblia de Deus cancelando a filiação de algum filho.

3. O Espírito Santo em nós. A Bíblia diz que o filho de Deus torna-se morada, habitação do Espírito. Em João 14.16 nós lemos: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco". No mesmo capítulo, versículo 23 lemos: "Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." A questão aqui é: se é verdade que o crente perde a salvação, para onde vai o Espírito Santo? Vai embora? No versículo 16 não diz que ele estará para sempre conosco?

4. O Livro da Vida. A Bíblia diz que os nomes dos filhos de Deus estão escritos no Livro da Vida (Fp 4.3; Ap 3.5; 13.8; 17.8; 20.12,15; 21.27). Se é verdade que o crente perde a salvação, como funciona o registro neste livro? Deus escreve quando a pessoa se converte e apaga quando peca? Se se arrepende, Deus volta a escrever o nome? Esse "escreve e apaga" combina com Deus soberano e imutável? 

5. Por que pessoas se arrependem? Imaginemos que uma pessoa foi batizada na igreja e, depois de um tempo, afastou-se dos caminhos do Senhor. Se é verdade que o crente perde a salvação, esta pessoa perdeu. E se perdeu a salvação, o que esta pessoa poderá fazer para voltar a obtê-la? Ora, ele precisará se arrepender? Mas é possível se arrepender sem a ajuda de Deus? Alguém que está na carne pode voltar para Deus, sem que Este toque seu coração? Mortos espiritualmente não querem voltar para Deus. Veja o que Paulo diz em Romanos 3.10-12: "...como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer." Sendo assim, este desviado nunca terá forças para voltar-se para Deus e obter de novo a sua salvação. Porém, se você crê que Deus pode tocar no coração dele para fazê-lo voltar, você, então, acredita que a salvação não é uma decisão meramente humana, mas que ela pertence a Deus (Jonas 2.9) e que é somente Deus "quem efetua em nós tanto o querer como o realizar" (Filipenses 2.13). Se Deus toca no coração de alguém para que este se converta dos seus maus caminhos, é porque Deus tem planos para esta vida. E se Deus tem planos para esta vida (a ponto de tocar no seu coração) quando será que Ele concebeu estes planos? Não teria sido na eternidade?

Encerro com a compilação de alguns textos que nos mostram a segurança que podemos ter com relação a nossa salvação:

"... porque o SENHOR, vosso Deus, é misericordioso e compassivo e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a ele" 2 Crônicas 30.9

"Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada." Salmo 37.28

Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." Salmo 139.16

"E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia." João 6.39

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar." João 10.27-29

"Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo." João 17.24

"Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 8.37-39

"Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Filipenses 1.6

"... porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia." 2 Timóteo 1.12

"Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos." 1 João 2.19

4 comments:

Anonymous said...

A salvação é um presente!
presente ñ se tira de uma pessoa, pois vc deu e ñ emrestou. E oq Jesus da só ele pode tirar, e com Deus é sim sim, ñ ñ. Ele deu a Salvação e ñ volta atraz, e ñ é o pecado q Ele já venceu e muito menos o Diabo q vai roubar isso de alguem q entrgou a vida de (verdade)repito q entrego a vida de (verdade) ao Senhor! E outra coisa quem somos nós p/ dizer quem é salvo ou ñ. QA salvação é um presente!
presente ñ se tira de uma pessoa, pois vc deu e ñ emrestou. E oq Jesus da só ele pode tirar, e com Deus é sim sim, ñ ñ. Ele deu a Salvação e ñ volta atraz, e ñ é o pecado q Ele já venceu e muito menos o Diabo q vai roubar isso de alguem q entrgou a vida de (verdade)repito q entrego a vida de (verdade) ao Senhor! E outra coisa quem somos nós p/ dizer quem é salvo ou ñ.QA salvação é um presente!
presente ñ se tira de uma pessoa, pois vc deu e ñ emrestou. E oq Jesus da só ele pode tirar, e com Deus é sim sim, ñ ñ. Ele deu a Salvação e ñ volta atraz, e ñ é o pecado q Ele já venceu e muito menos o Diabo q vai roubar isso de alguem q entrgou a vida de (verdade)repito q entrego a vida de (verdade) ao Senhor! E outra coisa quem somos nós p/ dizer quem é salvo ou ñ.QA salvação é um presente!
presente ñ se tira de uma pessoa, pois vc deu e ñ emrestou. E oq Jesus da só ele pode tirar, e com Deus é sim sim, ñ ñ. Ele deu a Salvação e ñ volta atraz, e ñ é o pecado q Ele já venceu e muito menos o Diabo q vai roubar isso de alguem q entrgou a vida de (verdade)repito q entrego a vida de (verdade) ao Senhor! E outra coisa quem somos nós p/ dizer quem é salvo ou ñ.Que aceitou a Jesus d verdade, perde o prazer pelo pecado

Antonio Marcos said...

Os que não se cocnverteram, não foram, portanto, chamados pelo decreto de Deus? Já nasceram destinados ao lago de fogo? Ouviriam a palavra mas não as escutariam, veriam a salvação presente na pregação mas não a vislumbrariam? Vale então: "Terei misricórdia de quem tiver misericórdia! É assim? Grato

Hellena said...

Na bíblia não há filhos que deixaram de ser filhos,mas tem muitos escolhidos que "falharam",por exemplo,Saul e Judas.
E como fica os que tinham dons espirituais e foram considerados malditos conforme Mateus 7 vs 22?
para receber um dom espiritual para a edificação da igreja é preciso ser batizado nas águas.
Esses então são pessoas que se batizaram e não serão salvas?
Deus também diz que os últimos dias seriam terríveis que se ele não se metesse (ou seja; abreviasse os dias) nem os escolhidos se salvariam.
Por isso acredito que ser escolhido não garante salvação.
Fica com Deus,Pastor!
Abraço

Isla Oliveira said...

Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
(Hebreus 6:4-12)

A passagem é auto-explicativa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails