Pesquise no Blog

February 28, 2020

As 3 Fases da Salvação - Thiago Machado Silva


A salvação do pecado pode ser dividida em três categorias: justificação (passado), santificação (presente) e glorificação (glorificação). Nós fomos salvos, estamos sendo salvos, seremos salvos. Talvez, a maneira mais fácil de entender essas três categorias é lembrar dos três P's: penalidade, poder e presença.

1 - Justificação: Fomos salvos da penalidade do pecado
Cristo sofreu a penalidade por nossos pecados na cruz do Calvário. Quando colocamos nossa fé em Cristo, recebemos liberdade da culpa do pecado. Somos justificados diante de Deus, nosso juiz, porque nossa penalidade foi paga na cruz. A justificação ocorre uma única vez na vida do crente (Rm 8.1–2).

2 - Santificação: Estamos sendo salvos do poder do pecado
Agora que recebemos a graça de Deus como um selo permanente (2Co 1.20–22), iniciamos um processo de santificação. Estamos sendo salvos do poder do pecado pelo poder do Espírito. Antes de sermos justificados, nossas vontades estavam totalmente sujeitas ao poder do pecado. Agora, o poder do pecado está sendo quebrado. Nós, que antes éramos escravos do poder do pecado, estamos agora livres para servir a Deus. De fato, ainda pecamos, mas com o tempo aprendemos cada vez mais a escolher a santidade. Nossa santificação está em andamento.

3 - Glorificação: Seremos salvos da presença do pecado
Quando concluirmos a jornada aqui na terra, entraremos na presença do Senhor para sempre. Seremos glorificados. Em sua presença, o descanso de nossa alma será finalmente completo, pois o pecado e sua devastação deixarão de nos atacar. Embora agora estejamos cercados pela pecaminosidade, e o pecado continue se apegando aos nossos corações, um dia iremos para um lugar onde o pecado não existirá mais. Em nossa glorificação (quando Cristo retornar), finalmente teremos liberdade da própria presença do pecado. O dia da nossa glorificação está chegando, quando trocaremos a presença persistente do pecado pela presença perfeita de Deus.
Tenha certeza de sua justificação. Em Cristo, você foi totalmente liberto da penalidade do pecado. Seja paciente em sua santificação. A cada dia, você está sendo liberto cada vez mais do poder do pecado. Aguarde esperançosamente por sua glorificação. Ela está por vir. Um dia, você será finalmente liberto da presença do pecado.

No comments:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails