tag:blogger.com,1999:blog-38442142.post5648958882786667864..comments2024-03-07T08:58:50.610-08:00Comments on Resistência Protestante: Unção com óleo - Rev. Ludgero BonilhaRev. Ageu Magalhãeshttp://www.blogger.com/profile/06180714037140003283noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-38442142.post-17816439755659358112019-09-02T06:49:09.114-07:002019-09-02T06:49:09.114-07:00JRubens,
Há um equívoco. Embora não creiamos que ...JRubens,<br /><br />Há um equívoco. Embora não creiamos que os dons apostólicos de curas e milagres (em que até a sombra e os lenços dos apóstolos curavam) estejam em vigor, cremos que Deus continue curando e fazendo milagres, de acordo com a sua soberana vontade.Rev. Ageu Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/06180714037140003283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38442142.post-32560905910546624382019-08-25T17:00:26.706-07:002019-08-25T17:00:26.706-07:00A verdade é que a Igreja Presbiteriana NÃO LIDA CO...A verdade é que a Igreja Presbiteriana NÃO LIDA COM CURAS ESPIRITUAIS de quaisquer estirpes. É essa, precisamente, essa a tônica da doutrina chamada calvinista. O brilhante texto produzido pelo Pr. Ludgero Bonilha, embora haja feito alusão ao João Calvino, não deixou PATENTE o que de fato pensava doutrinariamente esse cidadão, para o qual O LIVRO DE TIAGO, capítulo 5, simplesmente NÃO TEM MAIS APLICABILIDADE NO TEMPO ATUAL. Dito de outro modo, EMBORA a mesma Igreja Presbiteriana RESISTA ferrenhamente em admiti-lo, essa denominação NÃO CRÊ NA EFICÁCIA DE ORAÇÕES de modo que enfermidades possam, por efeito delas, ser suprimidas, tal como estampado naquele mesmo livro de Tiago, capítulo 5:"A ORAÇÃO DO JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS".JRubensnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38442142.post-23012154753287084032014-11-18T17:10:10.839-08:002014-11-18T17:10:10.839-08:00Acho muito válida a discussão sobre o óleo. No ent...Acho muito válida a discussão sobre o óleo. No entanto, acredito que o mais importante do texto é a necessidade e a responsabilidade que os oficiais tem de acompanhar o rebanho do Senhor. Se o presbítero (ou mesmo outro irmão) não fizer sua parte, que diferença o óleo fará?UGBnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38442142.post-87872600701970035282014-11-14T12:55:34.430-08:002014-11-14T12:55:34.430-08:00Mesmo a unção medicinal não é indicada. Pode causa...Mesmo a unção medicinal não é indicada. Pode causar males infecciosos em pessoas enfermas. Penso que a unção nos tempos do NT era um gesto cultural e não sacramental.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38442142.post-80884818067891414792014-11-14T02:19:14.179-08:002014-11-14T02:19:14.179-08:00Texto muito esclarecedor e edificante sobre a maté...Texto muito esclarecedor e edificante sobre a matéria da unção com óleo, descrita em Tiago 5. Infelizmente temos visto a igreja que se diz reformada retornando a um posicionamento direcionado ao misticismo equivocado. Além disso, estamos, com uma hermenêutica equivocada, se afastando da verdade das Escrituras. Será que foi para isso que fomos vocacionados, como ministros do evangelho? Que o Senhor tenha misericórdia da Sua igreja.METANOIA - DA MENTE PARA O CORAÇÃOhttps://www.blogger.com/profile/14142013008518962514noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38442142.post-47561835207411277362014-01-27T06:40:51.688-08:002014-01-27T06:40:51.688-08:00Causa-me estranheza que seja o uso do óleo medicin...Causa-me estranheza que seja o uso do óleo medicinal, nesse caso. Porque presbíteros não são médicos, e além disso, porque motivo se esperaria pela vinda dos presbíteros, e não se aplicava logo o óleo, pelas mãos de um médico ou de alguém com experiência em cuidar de doentes (como existe desde sempre em pequenas comunidades)?<br /><br />Concordo com Calvino que nesse caso o óleo representa a ação do Espírito Santo, mas não concordo que essa prática cesse. Não há instrução para o seu término, mas só para a sua aplicação.Aprendizhttps://www.blogger.com/profile/00448451570690996735noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38442142.post-53730995820626865482013-12-24T04:59:59.009-08:002013-12-24T04:59:59.009-08:00Caro Yan,
Creio que este trecho das Institutas aj...Caro Yan,<br /><br />Creio que este trecho das Institutas ajuda a entender o pensamento de Calvino:<br /><br />Esta unção é da mesma natureza daquela que demonstramos supra, isto é, a imposição de mãos: não passa de espalhafatosa pantomima, com a qual pretendem hipocritamente, contra toda razão e sem proveito algum, estar imitando os apóstolos. Marcos diz que, em sua primeira missão, de conformidade com o mandado que haviam recebido do Senhor, os apóstolos ressuscitaram mortos, expulsaram demônios, purificaram leprosos, curaram enfermos; na cura dos doentes, porém, aplicaram óleo. “Ungiam com óleo”, diz ele, “a muitos enfermos, e eram curados” [Mc6.13]. Isto pretendeu Tiago ao ordenar que chamassem os presbíteros para que ungissem o enfermo. Tais cerimônias não continham nenhum mistério mais profundo; isso poderão julgar facilmente os que observarem com quão grande liberdade não só o Senhor, mas também seus apóstolos, procediam nessas coisas externas. Quando o Senhor estava para restaurar a vista ao cego, fez lodo de pó e de saliva [Jo 9.6]; a uns curava pelo toque [Mt 9.29]; a outros, pela palavra [Lc 18.42]. Desta maneira os apóstolos, a umas enfermidades curaram só pela palavra; a outras, pelo toque; a outras, mediante unção. Mas, insistirão, é provável que esta unção, assim como nem todas as outras práticas, não tenha sido usada por eles inconsideradamente. De fato o admito, contudo não que a unção fosse um instrumento de cura; pelo contrário, apenas um símbolo pelo qual a obtusidade dos ignorantes fosse advertida sobre a fonte de poder tão imenso, para que, naturalmente, não atribuíssem aos apóstolos o louvor. É notório e comezinho, porém, que óleo na Escritura significa o Espírito Santo e seus dons. Além disso, desvaneceu-se aquela graça de curas, assim como também os restantes milagres por meio dos quais o Senhor quis que se manifestassem por um tempo, para que a nova proclamação do evangelho viesse a ser admirada para sempre. Portanto, o máximo que lhes concedemos é que a unção foi o sacramento desses poderes que eram então administrados pelas mãos dos apóstolos. Isso agora já não nos é pertinente, a nós a quem não foi confiada a ministração de tais poderes.<br />Institutas, Livro IV, cap. 18Rev. Ageu Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/06180714037140003283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38442142.post-50955973259653587652013-12-23T18:36:07.847-08:002013-12-23T18:36:07.847-08:00Todo o comentário de Calvino nessa passagem.
http...Todo o comentário de Calvino nessa passagem.<br /><br />http://www.ccel.org/ccel/calvin/calcom45.vi.vi.v.html<br /><br /><br />*Digo que citar Calvino foi desleal, porque usou ele com um fundamento totalmente diferente do fundamento que ele usou para justificar o porque não usar o óleo. <br /><br />Quando se discuti essa passagem é quase assim: Não se deve usar o óleo, agora eu só não sei o porque. É um absurdo esses preconceitos que se levam ao interpretar essa passagem.<br /><br />Se é medicinal me parece muito mais justificável pensar que deve-se continuar utilizando o óleo.<br /><br />Se não é medicinal, e é sacramental, aí pode-se pensar que cessou em função do dom que foi cessado, para os cessacionistas (Posição defendida por Calvino, muito mais coerente). Yan Guedeshttps://www.blogger.com/profile/02609094896540542231noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-38442142.post-14755479906004900922013-12-23T12:25:44.283-08:002013-12-23T12:25:44.283-08:00belo texto. Fiz um estudo com a minha igreja em Ti...belo texto. Fiz um estudo com a minha igreja em Tiago e defendi o uso do óleo aqui como remédio.<br />contudo dei instruções para aqueles que ainda estivessem convencidos do uso do óleo para ungir:<br /><br />A UNÇÃO COM ÓLEO: FUNÇÃO SIMBÓLICA <br />1 – Não é o óleo que é ungido, mas o enfermo<br />2 – O elemento usado na unção é somente o óleo<br /> Não água, meia, lenço ou sal.<br />3 – Não se trata de um óleo especial, mas o óleo comum<br /> Não é óleo de Israel, ou da Igreja tal.<br />4 – Não é qualquer um que unge, mas somente os presbíteros<br />5 – Não são objetos que são ungidos, mas pessoas<br />6 – Não é qualquer um que é ungido, mas somente os enfermos<br />7 – Não é qualquer enfermo que é ungido, mas somente o que pede para o ser<br />8 – Não é na Igreja ou nos cultos que se faz a unção, mas na casa do enfermo<br />9 – Não é o óleo que cura, mas o Senhor<br /> A oração da fé, em nome do Senhor, o Senhor o levantará.<br />10 – Não é a fé do enfermo que o cura, mas a dos presbíteros<br /> A oração da fé.<br />Anonymousnoreply@blogger.com