"De
muitas maneiras, o líder de música é a pessoa mais importante na liderança da
grande música congregacional."
Um amigo me
enviou essa citação na semana passada, e a encontrei enterrada no material
promocional de algo chamado "Word in Song", organizado por um grupo
chamado Emu Music. Uma olhada na guia "Quem somos" revela que esse
grupo é predominantemente anglicano. Tenha isso em mente. Não estamos falando
de muitos discípulos de Hillsong ou evangélicos quase carismáticos aqui.
Naturalmente,
como alguém que acredita de todo o coração que toda igreja cristã deve ser uma
igreja que canta, essa citação e sua fonte me fizeram tremer. Há muito tempo é
óbvio que, à medida que a sociedade moderna passou de fazer música a consumir
música, a igreja livremente seguiu o exemplo. Mas cada vez mais a igreja
litúrgica também está se rendendo aos padrões da música pop comercial. E um de
seus princípios centrais é que você deve ter alguém cantando ao microfone. Você
tem que ter um líder de música.
Aqui estão
algumas razões pelas quais devo discordar.
1. Leva as
pessoas ao consumo de música, e não à participação.
Durante minha
última visita ao consultório do dentista, minha higienista me perguntou o que
eu fazia. Depois que terminei de enxaguar e cuspir, disse a ela que era diretor
musical da igreja. Como geralmente acontece quando as pessoas não entendem
música sacra, ela me contou tudo sobre sua igreja, que naturalmente se encontra
em um supermercado convertido. Aparentemente, seu pastor tocou uma vez na banda
de Tommy Lee. Não, não Mötley Crüe, uma de suas outras bandas igualmente
horrível, mas menos conhecida.
“Então, como
esperado, nosso pastor realmente garante que nossa adoração seja incrível. É
como um show de rock toda semana. "
"Sim, é
quase o que eu esperava", eu disse.
A igreja que
cultua não consome música, ela faz música. Mas o conceito moderno de vocalista
veio da música pop comercial, escrita para um solista ou um pequeno grupo. Não
é de admirar, então, que a maioria dos cultos pop ao vivo soa bastante
semelhante à sala de shows. Um "líder" que canta com inflexão pop e
tom afetado, enquanto inventa e improvisa ritmo e melodia, não pergunta a uma
congregação: "Cante comigo". Ele diz: "Aborde o canto
congregacional como se fosse um show".
2.
Amplificação suprime o canto congregacional.
Um líder solo
que canta com microfone envia uma mensagem à congregação de que seu papel é
semelhante ao de uma platéia em um show de rock: "Cante se você quiser,
mas isso realmente não importa". Como resultado, a natureza corporativa do
culto reunido e a voz da congregação se torna completamente dispensável para
tudo. Embora alguns possam estar cantando, às vezes até em voz alta, a função
da congregação é mais passiva do que ativa.
3. O órgão é
um líder melhor.
Muitas
pessoas, especialmente os líderes de música, dirão que essa é simplesmente a
minha opinião. Não creio. E embora muitos também apontem alguns exemplos
históricos de órgãos que são proibidos em algumas igrejas, eles geralmente não
reconhecem que o órgão de tubos realmente se desenvolveu dentro da igreja a
serviço das necessidades litúrgicas da igreja.
O instrumento
em si é inigualável em sua capacidade de permitir um bom canto congregacional.
O órgão pode sustentar arremessos sem decaimento, conduzindo as frases,
atraindo a música para fora da congregação. A articulação precisa no console
pontua a frase para a congregação, respirando com eles e acompanhando a frase a
seguir. Um órgão com boa voz e tamanho para a sala enfatizará as partes
inferiores e superiores do tom, deixando espaço no meio para que as vozes
humanas se encaixem. E, embora possa fornecer uma estrutura musical de apoio
para encorajar os cantores, não pode cantar o texto para eles.
4. Cantores
com microfones tendem a falar.
A pior teologia
acontece na adoração quando saímos do script e, juntamente com o fato de que a
maioria (mas certamente não todos) dos chamados "líderes de adoração"
não são bem treinados teologicamente, mesmo as declarações planejadas tendem a
ficar aquém da boa teologia ou significativa conexão com a liturgia. Mesmo se
eles são treinados teologicamente, os tempos corporativos de oração cantada
tradicionalmente usam linguagem refinada e elevada, temperada por séculos,
impregnada nas Escrituras e na teologia. Não é hora de jogar um monte de
balbúrdia extemporânea, que pode ser nada menos que desastrosa.
5. O líder de
música frequentemente se torna uma vitrine para ego e personalidade.
Estamos vivendo os dias da celebridade
cristã. Como eu disse antes, testemunhamos o advento da "estrela de
adoração", especialmente nas últimas duas décadas. Conceder um microfone a
um músico está oferecendo a eles muita força e prestígio. Alguns transformam o
culto corporativo em uma rotina de comédia com humor e carisma. Alguns aproveitam
a oportunidade para mostrar seus próprios estilos pop afetados e construir sua
celebridade no molde de tantos outros. Alguns exploraram a vulnerabilidade de
uma congregação emocionalmente comprometida. Basta olhar para as vendas de
discos da chamada "indústria de adoração". Mesmo aqueles que se
esquivam do título de "superstar", bem, eles podem realmente negar
que é isso que eles são?
A chamada "indústria do culto"
exacerbou esse fenômeno. Como nossa cultura está muito acostumada a ouvir
música para entretenimento, criamos nossas próprias celebridades. Não se engane
sobre isso. A igreja também faz isso. Começamos a associar o culto a uma pessoa
e a uma apresentação, em vez da oração corporativa por meio da Palavra e do
Sacramento.
6. A música tradicional da igreja
praticamente canta a si mesma.
Temos uma rica história de salmos, hinos,
canções e canções, criadas com belas melodias eminentemente cantáveis, com uma
rica estrutura harmônica, um grupo ao qual cada geração acrescentou o melhor.
Então decidimos que não precisávamos mais dessas coisas. Então substituímos
nossos hinos por novas músicas, escritas para gravações comerciais solo.
E foi aí que decidimos que precisávamos de
um líder de música, com uma banda cover de alto nível.
Mas nós não. Nós nunca fizemos. Nós apenas
precisamos cantar.
Vamos continuar
Estou pronto para superar líderes de
música no culto. Estou pronto para sair do ataque musical amplificado. A igreja
deveria estar também, e é hora de se auto-corrigir.
Precisamos ensinar nossas congregações a
cantar, e não apenas ter alguém com microfone cantando.
Fonte: Luteranismo.org
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