Pesquise no Blog

July 21, 2021

É possível receber membro que discorde do Batismo Infantil?

Não creio que seja possível receber como membro da Igreja Presbiteriana do Brasil alguém que não concorda com o Batismo Infantil (Pedobatismo) por alguns motivos:

1º O batismo dos filhos dos crentes, consoante a teologia da aliança, é parte da finalidade da Igreja Presbiteriana do Brasil: "A Igreja Presbiteriana do Brasil tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e 'ensinar os fiéis a guardar a doutrina e prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, na sua pureza e integridade, bem como promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo'." (Art. 2º, CI/IPB)

2º De acordo com a Constituição da IPB são funções privativas do Conselho: "velar por que os pais não se descuidem de apresentar seus filhos ao batismo" (Art. 83, alínea "u")

3º Conforme os Princípios de Liturgia da IPB "Os membros da Igreja Presbiteriana do Brasil devem apresentar seus filhos para o batismo, não devendo negligenciar essa ordenança." (Art. 11, PL/IPB)

4º O Supremo Concílio, assembleia geral da IPB, já se manifestou especificamente sobre o tema: "SC – 1958 – DOC. CV: “Batismo de Menores – [...] membro de Igreja que apresenta filhos ao batismo – o SC resolve: 1) Determinar que os conselhos das igrejas, na ocasião do exame de candidatos, verifiquem cuidadosamente as convicções doutrinárias destes e não recebam caso não aceitem as doutrinas da IPB. 2) Que os membros da Igreja que se recusam a apresentar seus filhos ao batismo sejam devidamente instruídos na doutrina e persuadidos a proceder de acordo com ela. Caso persistam na sua atitude, o Conselho deverá agir de conformidade com o que determina a CI/IPB, em seu Código de Disciplina”.

As leis acima preservam a unidade da igreja local e evitam problemas futuros. Alguns Conselhos não levam este assunto a sério e acabam por permitir que discordantes do Batismo Infantil sejam recebidos na membresia da igreja. Passam-se os anos e os discordantes tornam-se diáconos e presbíteros da Igreja trazendo grandes problemas por não estarem de acordo com a doutrina da IPB.

No comments:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails