Pesquise no Blog

July 2, 2021

Qual o número mínimo de votos para um oficial ser eleito?

O número de votos para que alguém seja eleito depende do número de votantes.

De acordo com nosso modelo de estatuto, a assembleia que elege presbíteros e diáconos é a assembleia extraordinária, artigo 19 do Modelo de Estatuto - Igreja Local.

O quórum para funcionamento, isto é, o número mínimo de membros para que a assembleia funcione, é determinado no artigo 19, parágrafo 1º: "A reunião extraordinária da Assembleia Geral deverá ser convocada com antecedência de, pelo menos, sete dias e só poderá funcionar, em primeira convocação, com a presença mínima de membros em número correspondente a 1/3 (um terço) dos arrolados na sede; em segunda convocação, a reunião extraordinária da Assembleia Geral será realizada com qualquer número, no prazo mínimo de sete dias."

O quórum é de um terço dos residentes na sede, isto é, um terço dos que frequentam a igreja sede, excluindo-se as congregações. Dentro deste número de presentes, é eleito aquele que alcançar a maioria dos votos, isto é, mais de 50% dos votos. Veja abaixo:

"Art. 21. As deliberações da Assembleia Geral Extraordinária serão tomadas por maioria que represente mais de cinquenta por cento dos votos dos membros comungantes presentes à reunião.

§ 1º Poderá haver mais de um escrutínio para se alcançar a maioria necessária à deliberação.

§ 2º Tratando-se de eleição de Pastor, Presbítero e Diácono, cujo número de candidatos seja superior ao de vagas e não se alcançando a maioria no segundo escrutínio, a Assembleia poderá concluir a eleição, limitando os novos escrutínios aos mais votados."

No comments:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails