Apresentação
Dos dias 6 a 10 de Maio
deste ano foi realizada a 1ª Semana Teológica de 2013, em nosso Seminário
Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. O tema da semana:
Apologética e Evangelização. Os temas e preletores foram:
Dia 06 – Islamismo – Rev.
Raimundo Montenegro
Dia 07 – Kardecismo – Pr.
Paulo Romeiro
Dia 08 – Adventismo – Ev.
Luciano Sena
Dia 09 – Ateísmo – Rev.
Augustus Nicodemus
Dia 10 – Mormonismo – Pr.
Paulo Romeiro
A semana foi muito
edificante. Em todas as noites nossa capela ficou cheia. Entre os visitantes,
havia pessoas de outras religiões, incluindo adventistas. Filmamos as palestras
e as disponibilizamos gratuitamente em nosso Canal do Youtube.
No dia 08 de Agosto recebi o
telefonema do jornalista adventista Leandro Quadros, questionando a palestra
sobre Adventismo e criticando as fontes utilizadas pelo preletor, o Ev. Luciano
Sena. Pediu-me um endereço de e-mail para enviar a crítica por escrito e, no
mesmo dia, eu recebi a comunicação.
Encaminhei o e-mail ao
preletor, para que analisasse a procedência das críticas. Três dias depois o
Ev. Luciano Sena respondeu o e-mail com vários argumentos demonstrando a
exatidão do que havia exposto em sua palestra. Seguindo Lamentações 3.30
“farte-se de afronta” e 2 Timóteo 2.24 “Ora, é necessário que o servo do Senhor
não viva a contender...” guardei a resposta esperando que Leandro Quadros
esquecesse o assunto. No dia 26 de Agosto recebi novo e-mail do jornalista
cobrando a resposta e, no mesmo espírito dos textos acima, respondi tão
somente: “Caro Leandro Quadros, li e
consultei o preletor sobre as suas objeções. Para cada argumento seu, ele tem
contra argumentação bem plausível. Um abraço, Ageu”. Na sequência recebi sua
resposta dizendo, dentre outras coisas: “... divulgarei a resposta com citações
para os milhares telespectadores que tenho – e que já conhecem o uso que ele
faz de tais fontes. Pena que, desse modo, a Instituição também será
envergonhada, pois, postou o referido vídeo e julgou o uso das fontes como ‘apropriado’.”
Foi
feito como prometido. Dois dias depois Leandro Quadros publicou suas críticas
no seguinte link: http://novotempo.com/namiradaverdade/o-sentimento-antiadventismo-e-a-imprecisao-academica/
O
artigo publicado fez várias referências ao nosso Seminário e foi seguido por
diversos comentários ofensivos, por parte dos visitantes daquele site.
Como
tentamos evitar a polêmica, mas o silêncio começou a aparentar desobediência a 1Pe
3.15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre
preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há
em vós”, publico abaixo a resposta do Ev. Luciano Sena às críticas de Leandro
Quadros na esperança de que os leitores vejam por si próprios quem está
labutando em erro.
Rev. Ageu Magalhães
Na direção do Seminário JMC
Resposta
a Leandro Quadros
Ev.
Luciano Sena
Essa é minha
resposta ao post do Leandro sobre a minha palestra no JMC. Para ser didático
e objetivo minhas respostas estarão intercaladas ao que ele escreveu. O que ele escreveu está em vermelho e entre aspas. O texto na cor preta é meu.
“INTRODUÇÃO
Preferiria não disponibilizar esse post a
você, amigo (a) leitor (a). Afinal, quando conseguirmos solucionar uma disputa
entre irmãos seguindo o conselho de Jesus em Mateus 18:15-17, Deus é honrado, relacionamentos
são preservados e novas amizades podem corar de alegria nossas vidas.”
Quem conhece um
pouco de Adventismo sabe bem a maneira como Leandro chama o Ageu de irmão. Em
uma perspectiva positiva, Ageu é um “irmão” que recebeu pouca luz da verdade
Adventista, mas se após um bom contato com a verdade do Adventista permanecer desobedecendo
receberá a marca da besta em sua testa. Especialmente porque o Reverendo Ageu,
que é um pastor presbiteriano, é, na visão deles, de uma igreja “filha de babilônia” defensora do
Domingo, da marca da besta bem como da Predestinação Calvinista, da
imortalidade da alma e do inferno. Leandro Quadros poderia lembrar-se de que já
chamou tais doutrinas de diabólicas, e os que as ensinam são hereges,
difundindo ensinos distorcidos e demoníacos:
“Minha nova
atividade como pai tem sido uma bênção em minha vida de modo que tenho passado
mais tempo com minha filha do que com os hereges. E não poderia ser diferente, não acha? Porém, tive que voltar a escrever sobre a diabólica
doutrina calvinista por que
Clóvis, moderador do blog Cinco Solas, extrapolou em sua ignorância.”(http://novotempo.com/namiradaverdade/clovis-e-seu-uso-desonesto-de-ellen
white-parte-1/)
UM
TIRO NO PRÓPRIO PÉ
Leandro Quadros
escreveu, acertadamente, que fui “Testemunha de Jeová por pouco mais de oito anos. Ou seja: um
oponente à doutrina da Trindade.”
Todavia, ele se
engana quando diz: “Não seria conveniência de Sena julgar o passado de pioneiros
adventistas sendo que o passado dele não foi muito diferente? Medite nisso,
amigo (a) leitor (a).”
O que ele
ignora é que os pioneiros adventistas, os “restauradores da verdade”, não
abandonaram o antitrinitarianismo, como veremos a seguir. Eles morreram negando
a Trindade! Sem arrependimento, sem repreensão de Ellen White, sem correção da
igreja.
“1º: Mesmo havendo um predomínio do antitrinitarianismo no adventismo
entre 1846-1888, em 1869 Roswell F. Cottrell observou que nesse período existia
“uma multidão de pontos de vista” sobre a Trindade. Isso significa que qualquer
argumento que sugira que ‘todos’ os pioneiros eram antitrinitarianos, é um
argumento mentiroso.”
Em seu blog, em defesa do Espírito Santo, Leandro Quadros escreveu:
“Deve-se também ressaltar que a declaração de Daniel T. Bourdeau em
1890 mostra-nos que nem todos eram
unânimes no antitrinitarianismo: "Embora afirmemos ser crentes
e adoradores de um único Deus, tenho chegado a pensar que entre nós existem tantos deuses quantas são as concepções da
Divindade". (http://emdefesadoespiritosanto.blogspot.com.br/2011/01/por-que-os-pioneiros-adventistas-eram.html)
Parece que Quadros não
vê problema em seus pais pioneiros terem tido tanta divergência sobre a
Trindade. O predomínio do
antritrinitarianismo por 42 anos não pode ser simplificado desta maneira, pois
essa celeuma arrastou-se por várias décadas. Além disso, não são os pais
pioneiros do Adventismo chamados de “restauradores da verdade”? Não é Ellen
White reconhecida por eles como “o espírito da profecia”? Porque todos eles,
detentores da verdade e da profecia não viram erro tão grasso?
Hoje, Leandro Quadros
não vê com bons olhos quem rejeita a Trindade. Para ele, a doutrina da trindade
é muito clara na Bíblia, rejeitar essa doutrina pode ser perigoso para a
salvação do individuo, pois João 17.3 afirma que conhecer a Deus vai determinar
nosso destino eterno. (http://novotempo.com/namiradaverdade/2013/01/30/nao-devemos-consultar-os-espirito-dos-mortos-mas-eles-existem-29-01-2013/)
Ademais, em minha
palestra não disse que todos os pioneiros foram antitrinitarianos. No vídeo, em
11:09 o slide mostra “Muitos líderes do grupo nascente eram ferrenhos
opositores da Doutrina da Trindade”. Depois, em 11:38, eu disse que “várias pessoas e líderes” do grupo nascente
eram contra a doutrina.
2º: Eles
rejeitavam veementemente (mesmo sem ter a plena compreensão da doutrina) era a
doutrina da Trindade como apresentada pelos credos cristãos da época,
especialmente um credo Metodista de 1856, que dizia o seguinte: “[...] existe
um único Deus vivo e verdadeiro, sempiterno, sem corpo ou partes [...]” (Citado
em A Trindade…, p. 234). Eles não
rejeitavam a importância da doutrina de Deus manifesto em Três Pessoas (mesmo
crendo no Espírito como sendo o “poder de Deus”), mas a doutrina Tradicional da
Trindade que continha elementos não bíblicos supracitados e que são negados até hoje pelos
adventistas e por qualquer outra denominação Protestante e Trinitariana.”
A grande questão aqui
é: Onde está o erro na declaração do credo Metodista citado? Deus não é
sempiterno, sinônimo de eterno? Deus tem corpo? Deus tem partes? Desconfio que Leandro
esteja confundindo “partes” com “pessoas”. O fato de a Trindade ser formada por
3 pessoas, não significa que ela tenha “partes”. Isso mostra a má compreensão
que o adventista possui sobre a doutrina da Trindade.
O que o credo Metodista
afirma é bem semelhante ao que a Confissão de Fé de Westminster (1646) diz: “I. Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual
é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem
corpo, membros ou paixões”
Qual erro tradicional em torno da doutrina da trindade que existia na
época que não existe mais hoje? O livro diz:
“A única maneira de os pioneiros, em seu contexto, efetivamente
separarem as Escrituras da tradição foi pelo abandono de qualquer doutrina que
não pudesse apoiar-se unicamente na Bíblia. Assim,
eles inicialmente rejeitaram a doutrina tradicional da Trindade, a qual
claramente contém elementos não pertencentes às Escrituras. À medida que
prosseguiram trabalhando com base nas Escrituras, periodicamente desafiados e
estimulados pelo Espírito Santo através das visões de Ellen White, gradualmente
convenceram-se de que o conceito básico de um Deus em três pessoas de fato
aparece nas Escrituras." WHIDDEN, Woodrow, Jerry Moon, John W. Reeve. A
Trindade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, p. 230
“Agora,
após esses breves esclarecimentos, veja a seguir o e-mail em que demonstro, com
base em fontes primárias, as distorções de Luciano Sena, do Ministério Cristão
Apologético, e que, infelizmente, foram tidas como “plausíveis” pelo Seminário
Teológico Presbiteriano Reverendo José Manoel da Conceição.”
Como foi demonstrando
na palestra eu utilizei fontes primárias e secundárias, a saber, “O Grande Conflito” (Ellen White), “Nisto
Cremos: Crenças Fundamentais dos Adventistas do Sétimo Dia” (Casa Publicadora Brasileira – Adventista), “Respostas a Objeções” (Francis
D. Nichol - adventista), “Uma Nova Era segundo as Profecias de Daniel”
(C. Mervin Maxwell – adventista), “1844: Uma explicação simples das profecias
de Daniel” (Clifford Goldstein - adventista) e “Crenças Fundamentais”
(Casa Publicadora Brasileira - adventista). Citei Samuele Bacchiocchi
(adventista) bem como Leandro Quadros. Ademais, citei Carl Josson, Antony
Hoekema, Louis Berkof, Van Groningen, a Confissão de Fé de Westminster, Comentários
e Bíblias de Estudos. Documentei 90% das informações passadas, o que creio, foi
satisfatório dentro do período de 1 hora da palestra.
Mas, esse não é ponto.
Quando Leandro Quadros fala de fontes primárias não se refere a livros
adventistas apenas, mas a livros que promovam o Adventismo, concordando com
seus posicionamentos.
“1º: Luciano afirma que “os
problemas que os adventistas enfrentam para justificar 1844 são parecidos com o
problema das TJ quanto à data de 1914”. Se o referido palestrante conhecesse a
série abalizada de 7 volumes sobre a Teologia Adventista do Santuário
Celestial, jamais faria uma afirmação dessas. Nessa coleção preparada pelo
Comitê de Daniel e Apocalipse do Biblical Research Institute da Associação
Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, publicada pela primeira vez em língua
inglesa em 1993, é possível perceber que a base para a crença adventista na
interpretação de Daniel 8:14 são estudos exegéticos realizados por eruditos
adventistas reconhecidos no meio protestante como os doutores William Shea,
Hans K. LaRondelle e Kenneth A. Strand (entre outros). Portanto, não há
qualquer tipo de “rearranjo” que possa ser comparado aos estudos das
Testemunhas de Jeová. Tal “comparação” é tendenciosa e não condiz com a
verdade.”
Obviamente
o registro histórico sobre o caso “1844” não está apenas nessa obra adventista.
William Miller seguiu uma interpretação popular de que Dn 8.14 teria
cumprimento em acontecimentos escatológicos? Citei a obra de Jonsson “Os Tempos
dos Gentios Reconsiderados” mostrando que a tradição de interpretar Dn 8.14 da
maneira que Miller o fez era antiga, e que ele seguiu cálculos judaicos,
místicos. Segui a conclusão de Jonsson de que John Áquila Brow é o pai dos
cálculos adventistas. Tais foram as bases que levaram os adventistas
posteriores, como Nelson Balbuor, a usar Dn 4.24 como se cumprindo em 1914, o
que fez também Charles Russel, o fundador das Testemunhas de Jeová.
O fato de
hoje existir doutores adventistas, que “defendem exegeticamente” Daniel 8.14
como tendo o seu cumprimento em 22 de outubro de 1844 não impressiona. É
erudição a trabalho da seita. A maioria esmagadora de eruditos evangélicos não
endossa a absurda interpretação adventista.
“A crença
adventista na interpretação de Daniel 8:14 são estudos exegéticos realizados
por eruditos adventistas reconhecidos no meio protestante como os doutores
William Shea, Hans K. LaRondelle e Kenneth A. Strand (entre outros).”
Pergunto a você que é
evangélico, protestante: já ouviu falar em algum destes eruditos? Não ouviu
porque não são reconhecidos do mundo protestante - são adventistas.
Hoje Adventistas com
Daniel 8.14 e Testemunhas de Jeová com Daniel 4.24, estão sozinhos em seus
esquemas escatológicos. Como Jesus não voltou em 1914, os Testemunhas de Jeová redefiniram
sua volta de maneira invisível, no céu. Como Jesus não voltou em 1844, os
Adventistas redefiniram sua volta para dentro do santuário, no céu. Percebeu semelhança?
“2º: Ele também argumenta que “os pioneiros
adventistas eram antitrinitarianos”. A forma como a informação foi apresentada
é bastante tendenciosa e, se ele houvesse feito uma consulta à obra A
Trindade: como entender os mistérios da pessoa de Deus na Bíblia e na história
do cristianismo, na 3ª seção intitulada “Trindade e Antitrinitarianismo da
Reforma ao Movimento Adventista”, ele saberia que, mesmo pioneiros adventistas
sendo antitrinitarianos por serem oriundos da Conexão Cristã, o
antitrinitarianismo predominou entre 1846 e 1888. Após essa data, o adventismo
viveu mais quatro fases, até a mudança de paradigma entre os anos
de 1898 e 1915, tendo Ellen White como a maior expositora da
doutrina Trinitariana. Por isso, a afirmação de Luciano de que “não se sabe se
Ellen G. White era Trinitariana” é absurdamente infundada, especialmente à luz
de citações dela em O Desejado de Todas as Nações, publicado em 1898, p.
19 e 530, onde ela fala da pré-existência de Jesus Cristo e inclusive afirma:
“Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada” (p. 530). Além
disso, Luciano desconhece por completo (ou ignorou) as citações Trinitarianas
da referida autora na obra Evangelismo, p. 615-617, onde ela menciona
das “três pessoas vivas pertencentes ao trio celeste” e apresenta o Espírito
Santo como uma Pessoa Divina. É muito estranho que um palestrante ignore o
todo da história e fontes primárias importantes para “provar” que se
“a base do adventismo é herética, então todo o resto o é”. O Reverendo e eu
sabemos que mudanças de paradigmas, mais do que indicar ‘heresia acompanhada de
desonestidade’, indicam crescimento e, no meio acadêmico e científico esse
espírito é vital para aqueles que seriamente se comprometem com a busca pela
verdade.”
Respondo: Em 1846, Tiago White
descartou a doutrina da Trindade chamando-a “o velho credo trinitariano não
escriturístico”. Um século depois, a denominação que ele ajudou a fundar
votou uma declaração oficial de ‘Crenças Fundamentais’ que incluía a crença em
uma Trindade.” http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/ellen-g-white-e-a-compreensao-datrindade/#texto-rodape-3
“Desde então, vários
autores têm aceitado aspectos destes dois grandes pontos de debate. Russell
Holt, em 1969, baseado na tese de Gane, adicionou outra significativa evidência
concernente a Tiago White, J. N. Andrews, A. C. Bourdeau, D. T. Bourdeau, R. F.
Cottrell, A. T. Jones, W. W. Prescott, J. Edson White e M. L.
Andreasen. Concluindo, Holt afirmou que até 1890 o ‘campo era dominado por’
antitrinitarianos; de 1890 a 1900, ‘o rumo da denominação foi decidido por
declarações de Ellen G. White’, e durante o período de 1900 a 1930 morreram
muitos dos principais antitrinitarianos, de sorte que por volta de 1931 o
trinitarianismo ‘havia triunfado e se tornado o ponto de vista oficial
denominacional.’ http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/o-debate-adventista-sobre-a-trindade/
Quando da publicação do livro “The Trinity: Understanding God's Love,
His Plan of Salvation, and Christian Relationships” de Woodrow Whidden, Jerry
Moon e John W. Reeve o Blog Cinco Solas postou o seguinte:
“Na maior parte de sua história, o
adventismo foi anti-trinitariano. E hoje existe um movimento crescente na IASD
para que a mesma retorne à crença de seus pioneiros. A editora oficial
adventista admite estes fatos na sinopse do livro A Trindade: ‘A doutrina
da Trindade faz parte das crenças fundamentais dos adventistas do sétimo dia.
Mas uma crescente minoria tem defendido a volta à posição antitrinitariana de
muitos pioneiros. Em resposta a esse desafio, os autores dessa obra, cada um
especialista em sua área, analisam o tema sob vários ângulos’. Quem eram esses
pioneiros antitrinitarianos e quando a posição adventista mudou oficialmente?
Se alguém dissesse "todos os pioneiros" não erraria muito. A começar
com o marido de Ellen White, que classificava a doutrina da Trindade como
fábula papista e dizia que ela degradava a redenção. Morreu antitrinitariano.
Outros expoentes do adventismo nascente que foram ferozes combatentes da
Trindade são J.N. Lougborough, J.B.Frisbie, J.N. Andrews (líder da IASD,
criador de seus estatutos), D.W.Hull, R.F.Cottrell e Willie White, filho de
Ellen White. Mas se os pioneiros adventistas eram antitrinitarianos militantes,
quando sua posição mudou? Sabemos que até 1912, três anos antes da morte de
Ellen White, a IASD eram oficialmente não trinitariana. Foi somente depois da
morte de Willie White que o adventismo começou sua guinada para o
trinitarianismo, isso porque queria deixar de ser considerada uma seita e ser
reconhecida como igreja evangélica. Mas foi somente em 1980, na Conferência
Geral de Dallas que a IASD passou a ser oficalmente trinitariana, conforme nos
informa o historiador adventista Gerhard Pfandl.”http://cincosolas.blogspot.com.br/2010/08/eram-os-adventistas-arianos.html
Mas, e Ellen White? Era trinitariana ou não? Parece
que nem seu próprio filho, Willie White a entendia. Em uma carta ao Pastor H.
W. Carr ele escreve o seguinte:
“Em sua carta, você me pede para
contar o que entendo ser a posição de minha mãe em relação à personalidade do
Espírito Santo. Isso eu não posso fazer porque eu nunca entendi claramente seus
ensinos sobre esse assunto. Sempre houve em minha mente alguma confusão a
respeito do significado das expressões dela que, para a minha forma de
raciocinar, parecem ser um pouco confusas. As declarações e os argumentos de
alguns dos nossos ministros em seu esforço para provar que o Espírito Santo era
um indivíduo como é Deus, o Pai e Cristo, o eterno Filho, têm me deixado
perplexo e algumas vezes eles me tem entristecido. Um mestre popular disse:
"Podemos considerá-Lo (O Espírito Santo) como o companheiro que está aqui
embaixo fazendo as coisas acontecerem. Minhas perplexidades foram minimizadas
quando aprendi, no dicionário, que um dos significados de
"personalidade" era características. Isto está declarado de tal forma
que eu concluí que pode haver personalidade sem uma forma corpórea a qual o Pai
e o Filho possuem. Há muitos textos das Escrituras que falam do Pai e do Filho
e a falta de textos que fazem referência similar ao trabalho unido do Pai e o
Espírito Santo ou Cristo e o Espírito Santo me tem feito acreditar que o
espírito sem individualidade era o representante do Pai e do Filho através do
universo, e vem sendo através do Espírito Santo que eles habitam em nossos
corações e nos fazem um com o Pai e com o Filho.” http://www.adventistas.com/julho2003/carta_willie.htm
Será que o filho de Ellen White conhecia
a mãe e desfrutava de algum crédito? Vejamos o que ela escreveu sobre ele:
“Desde minha volta à América do
Norte tenho recebido várias vezes instruções de que o Senhor me deu G.
C. White para ajudador, e que nesta obra o Senhor lhe dará de Seu
Espírito.” (Mensagens Escolhidas, Vol. 1, p. 50.)
“Depois desse incidente, foi-me
dada compreensão de que o Senhor me erguera para dar testemunho dEle em muitos
lugares, e de que Ele me daria graça e força para a obra. Foi-me mostrado
também que meu filho, G. C. White, seria meu ajudante e conselheiro, e que
o Senhor poria sobre ele o espírito de sabedoria e são discernimento. Foi-me
mostrado que o guiaria, e que ele não seria desviado, porque reconheceria as
direções e orientação do Espírito Santo.” (Idem, p. 54)
“Esta comunicação foi-me feita em
1882, e desde então tem-me sido assegurado que lhe era dada a graça da
sabedoria. Mais recentemente, em uma ocasião de perplexidade, o Senhor
disse: "Dei-te Meu servo, G. C. White, e dar-lhe-ei
discernimento para ser teu auxiliar. Dar-lhe-ei habilidade e entendimento para
dirigir sabiamente." (Idem, p. 55)
Revelador também é o fato de Ellen
White nunca ter utilizado a palavra Trindade em seus escritos. “Além disso, é impossível
que ela não tivesse conhecimento das heresias de seu marido e de seu filho, e
se não as reprovou jamais, como fez com o panteísmo de Kellogs, por exemplo, é
porque concordava com eles.” http://cincosolas.blogspot.com.br/2010/08/eram-os-adventistas-arianos.html
Quanto a Ellen White ter usado a
palavra Trindade, os adventistas responderão que sim. Porém, a análise de
edições de seus livros, feita por adventistas antitrinitarianos, tem revelado
alterações nas edições de seus livros na tentativa de torná-la trinitariana:
Por exemplo, compare o trecho
abaixo copiado do original do livro “Evangelismo” de Ellen White com o que
consta em edições recentes:
Original: “Existem as três personalidades
vivas no trio celestial nas quais cada alma arrependida dos seus pecados
recebendo a Cristo por meio de fé viva por eles são batizados.”
Edições recentes: “Há três pessoas vivas
pertencentes à trindade celeste; em nome destes três grandes poderes– o
Pai, o Filho e o Espírito Santo – os que recebem a Cristo por fé viva são
batizados”
Veja a prova abaixo - uma
fotocópia escaneada do manuscrito original de Ellen G. White. Mais provas de
alterações podem ser vistas em http://www.adventistas-bereanos.com.br/2004agosto/comodescobriradulteracoesemtextosdeegw.htm
O fato é que, como disse na
palestra, não existe certeza se Ellen White creu ou não na Trindade, enquanto
profetisa do movimento.
“3º: Ele
também alega que rejeitamos nossa origem denominacional atribuindo a marcação
de datas ao batista William Miller. Porém, isso não é verdade. Mesmo o
adventismo sendo interdenominacional em seus primórdios, reconhecemos nossa
origem milerita, tanto que um dos mais de 20 grupos que surgiram após o
desapontamento, é o que hoje se conhece como Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Uma leitura da obra História do Adventismo, de C. Merwyn Maxwell teria revelado
isso a Luciano Sena, pois, nela o historiador adventista constantemente cita
Miller como pai do milerismo adventista. A alegação de que “os adventistas hoje
não compartilham do conceito que Ellen White tinha de Miller” também é falsa.
Há biografias inteiras escritas por historiadores adventistas sobre o pai do
movimento milerita, entre elas a obra de Sylvester Bliss, intitulada Memoirs of
William Miller (Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2005)”
Eu não disse que o Adventismo nega
“qualquer ligação” com Miller. Eu disse que negam a falsa profecia e a decepção
como parte de sua história de fé. Veja o que afirmaram ao ICP: “Os
Adventistas nunca marcaram uma data para a Volta de Jesus. Foram os Mileritas
(seguidores de Guilherme Miller, um pregador batista) que fizeram isto. Eles
anunciaram que Jesus viria no ano de 1843; depois, deduziram que seria em 1844;
como os Adventistas do 7º Dia iriam marcar uma data, se eles ainda não
existiam? Surgimos como movimento organizado no ano de 1863 (declaração
constante da carta em apreço)." Pág. 12 (Série Apologética, Vol. III. São
Paulo. Editora ICP, 2001, p.222).
O próprio Leandro Quadros escreveu
no site do “Na Mira da Verdade”: “Ellen White, assim como os demais
adventistas, nunca marcaram datas para a volta de Jesus. Quem se aventurou
nisso foram os mileritas (seguidores de Guilherme Miller), observadores do
domingo e que pertenciam a várias denominações evangélicas da época: Batista da
Comunhão Restrita, Batista da Comunhão Livre, Batista Calvinista, Batista
Arminiana, Metodista Episcopal, Metodista Evangélica, Metodista Wesleyana,
Metodista Primitiva, Congregacional, Luterana, Presbiteriana, Protestante
Episcopal, Reformada Alemã, etc. Poderíamos dizer que esses sim eram
“profissionais” na “arte” de marcar datas. Não negamos nossa origem
milerita, mas jamais iremos aceitar que como movimento organizado os
Adventistas do Sétimo Dia marcaram datas para a o retorno glorioso do Salvador. (http://novotempo.com/namiradaverdade/2009/03/30/ellen-g-white-%e2%80%93-a-profetisa-que-nao-falhou-parte-3/).
Foi sobre esse comportamento de “1844
não tem nada conosco” que me referi na palestra.
“Já
a afirmação de que Ellen White ensina que Miller foi o “primeiro a calcular o
período dos 2.300 anos de Daniel 8:14” também é inverídica e não pode ser
apoiada pelo que ela escreveu e nem mesmo pelas obras adventistas. Em sua tese
doutoral traduzida para língua portuguesa em 2002 com o título “O Santuário e
as Três Mensagens Angélicas: Fatores Integrativos no Desenvolvimento das
Doutrinas Adventistas”, Alberto R. Timm é muito claro em sua exposição quando afirma
que, mesmo Miller tendo provido “um dos cálculos cronológicos mais
precisavamente ‘elaborados e aperfeiçoados’ das profecias bíblicas mostrando o
iminente cumprimento desse evento [2ª vinda de Cristo]” (p. 15), esse pioneiro
não foi o primeiro a realizar esse tipo de estudo em torno de Daniel 8:14. Na
p. 14 Timm informa que antes de Miller “muitos intérpretes protestantes ficaram
convencidos, mediante estudos das profecias bíblicas, de que Cristo viria em
seus dias”. Na obra Questões Sobre Doutrina (ed. de 2009), também negligenciada
por Luciano Sena, na página 233, são mencionados eruditos protestantes que
assim como Miller chegaram ao ano de 1843 no estudo de Daniel 8:14 antes do
fundador do milerismo. Na referida obra são mencionados John A. Brown, que
publicou suas convicções em 1810; Birks, em 1843; William C. Davis, também em
1810, que do mesmo modo olhava para os anos 1843, 1844 ou 1847 como marcando o
início de acontecimentos importantes na profecia bíblica. Entre esses eruditos
que chegaram a tais conclusões antes mesmo de William Miller se destacam também
o Dr. Joshua L. Wilson, da Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana; o bispo
episcopal John P. K. Henshaw; Alexander Campbell. Mais de 60 homens no começo
do século 19 aguardavam o término da profecia de Daniel 8:14 (2.300 tardes e
manhãs) para uma dessas três datas.
O crítico não prestou atenção no
vídeo. Aos 06:54 é possível verificar o que afirmei: Eu disse que Miller repetiu uma popular interpretação em seus
dias. Que Daniel 8.14 indicava o período do fim do mundo. Aos 08:12 eu
disse que O Grande Conflito atesta essa popular interpretação.
No livro “O Grande Conflito” Ellen
White mostra que Miller estudou a Bíblia independentemente e chegou, sob a
orientação angélica, à conclusão de que Jesus voltaria em 1843/4. Ela informa
em capítulos posteriores que em várias regiões isso acontecia, mas ela não diz
nada que Miller foi influenciado por outros autores. Isso hoje nós
sabemos, mas ela, pelo jeito, não. Veja por si próprio:
“... deixou de lado as opiniões
preconcebidas, dispensou comentários e usou apenas as concordâncias das
referências bíblicas” (O Grande Conflito, 1975, p. 319)
“anjos estavam guiando a
compreensão de Miller” (O Grande Conflito, 1975, p. 320).
“Assim como Eliseu foi chamado
(...) também Guilherme Miller foi chamado para deixar o arado e desvendar ao
povo os mistérios do reino de Deus” (O Grande Conflito, 1975, p. 330).
"... multidões se convenceram
da exatidão dos princípios de interpretação profética adotados por Miller e
seus companheiros, e maravilhoso impulso foi dado ao movimento do
advento" (O Grande Conflito, 1975, p. 335).
“4º: Sobre a expiação realizada pelo bode Azazel,
que cremos ser Satanás, não se pode realizar uma exposição do que pensa o adventismo
sobre o assunto sem a leitura do capítulo “O Significado de Azazel”, da
obra Questões Sobre Doutrina (publicada na década de 50),
disponível em português desde 2009. Na p. 286 da referida obra Sena saberia que
a identificação de Azazel com Satanás (reconheço que é um assunto muito
controverso entre adventistas e evangélicos) não é feita apenas por
adventistas, mas, por eruditos de outras confissões religiosas, entre eles
Samuel M. Zwemer, presbiteriano. Já a leitura das páginas 288-290 revelaria ao palestrante que, na
concepção adventista, a expiação de Azazel não era vicária, mas, retributiva.
Por isso, pôde ser afirmado em tal obra, com a consciência tranquila diante de
Deus, que ‘Os adventistas do sétimo dia rejeitam, portanto, inteiramente qualquer
ideia, sugestão ou inferência de que Satanás seja em certo sentido ou medida o
portador de nossos pecados. Esse pensamento nos causa horror, é terrivelmente
sacrílego [...]’ (p. 289).”
É estranho o estranhamento de
Leandro Quadros, pois as afirmações que fiz foram com base nos próprios livros
adventistas “O Grande Conflito” e “Nisto Cremos”. Senão vejamos:
“O sangue de Cristo, oferecido em favor dos
crentes arrependidos, assegurava-lhes perdão e aceitação perante o
Pai; contudo, ainda permaneciam seus pecados nos livros de registro. Como
no serviço típico havia uma expiação ao fim do ano, semelhantemente, antes que
se complete a obra de Cristo para a redenção do homem, há também uma expiação
para tirar o pecado do santuário”. (O Grande Conflito, p. 420).
“Em o novo concerto, os pecados
dos que se arrependem são, pela fé, colocados sobre Cristo e transferidos,
de fato, para o santuário celeste. E como a purificação típica do santuário
terrestre se efetuava mediante a remoção dos pecados pelos quais se poluíra,
igualmente a purificação real do santuário celeste deve efetuar-se pela
remoção, ou pagamento, dos pecados que ali estão registrados. Mas antes que
isso se possa cumprir, deve haver um exame dos livros de registro para
determinar quem,pelo arrependimento dos pecados e fé em Cristo, tem direito aos
benefícios de expiação. (O Grande Conflito, p. 421).
“A purificação do santuário,
portanto, envolve uma investigação – um julgamento.” (O Grande Conflito, p.
423).
“Como o sacerdote, ao remover do
santuário os pecados, confessa-os sobre a cabeça do bode
emissário, semelhantemente Cristo porá todos esses pecados sobre Satanás, o
originador e instigador do pecado”(O Grande Conflito, p. 485).
“Ao completar-se a obra
de expiação no santuário celestial, na presença de Deus e dos anjos do Céu
e dos exércitos reunidos, serão postos sobre Satanás os pecados do povo de
Deus” (O Grande Conflito, p. 655).
“Tendo sido os pecados dos justos
transferidos para Satanás, tem ele de sofrer não somente pela própria
rebelião, mas por todos os pecados que fez o povo de Deus cometer”(O Grande
Conflito, p. 669).
“Passo seguinte, representando a
Cristo como mediador, o sumo sacerdote assumia sobre si próprio os pecados que
haviam poluído o santuário e os transferia para o bode vivo, Azazel, o
qual era então conduzido para fora do acampamento do povo de Deus [...] é mais
coerente ver o bode do Senhor como símbolo de Cristo e o bode emissário
– Azazel – como símbolo de Satanás.” (Nisto Cremos, p. 414).
“Se Azazel representa Satanás,
como podem as Escrituras (Lev. 16:10) conectá-lo com a expiação? Assim
como o sumo sacerdote, depois de haver purificado o santuário, colocava os
pecados sobre Azazel – o qual era para sempre removido dentre o povo de Deus
– assim Cristo, depois de haver purificado o santuário celestial, colocará
os pecados confessados e perdoados de Seu povo sobre Satanás, que será então
removido para sempre dos santos. “Quão apropriado é que o último ato de
Deus no trato com o pecado, seja fazer retornar sobre a cabeça de Satanás
todos os pecados e culpas que, partindo originalmente dele, causaram uma
vez tal tragédia na vida daqueles que agora foram libertados pelo sangue
expiatório de Cristo. Completa-se desta forma o ciclo, encerra-se o drama.
Somente quando Satanás, o instigador do pecado, for finalmente removido,
poder-se-á afirmar apropriadamente que o pecado foi erradicado do Universo de
Deus. Neste sentido harmonizado podemos entender de que modo o bode
emissário tomava parte na ‘expiação’ (Lev. 16:10). Com os justos estando
salvos, os pecadores ‘desarraigados’ e Satanás não mais existindo, então – e
somente então – estará o Universo no mesmo estado de harmonia em que se
encontrava antes do surgimento do pecado” (SDA Bible Commentary, edição
revista, vol. 1, pág. 778).” (Nisto Cremos, p. 428).
Eu não disse que os
adventistas ensinam que o diabo é um redentor. Eu disse que os adventistas
dizem que essa expiação é uma expiação punitiva e não redentiva, como pode ser
verificado no tempo 26:50 do vídeo.
Sobre o fato de um presbiteriano
ter crido como os adventistas, isso é de pequena importância. Nenhuma confissão
reformada ou documento presbiteriano estabelece o assunto desta maneira.
O Rev. Onezio Figueiredo,
professor e capelão do Seminário JMC, sobre este assunto escreveu:
“Em todas as
incidências, o termo azazel aparece com a preposição prefixal “para”. Portanto,
a palavra significa: “para Azazel”. Desta maneira, o bode emissário, carregando
os pecados do povo de Deus, é levado “para Azazel”, isto é, para um local ou
para um espírito maléfico com esse nome. Dona White sustenta que Azazel é
protótipo de Satã no sacrifício expiatório prefigurativo; sendo, portanto, o
próprio Satanás, na expiação final do juízo investigativo, quem levará os pecados
dos justos para a terra milenar desolada. Assim, o bode emissário, em vez de
ser “para Azazel”, convertese em “Azazel”, o Demônio expiatório.” http://new.pippaod.com/accounts/95/483/98569662-9662-471E-B223E98816C96763.pdf
“5º: Ao citar a obra Nisto
Cremos, Sena literalmente reinterpretou a crença fundamental número 18 (“O
Dom de Profecia”) para afirmar que “seguimos Ellen G. White”. Se ele tivesse
lido (ou não ignorado) a página 289, teria informado aos alunos do Seminário
que “Os escritos de Ellen White não constituem um substituto para a Bíblia. Não
podem ser colocados no mesmo nível. As Escrituras Sagradas ocupam posição
única, pois são o único padrão pelo qual os seus escritos [de Ellen White] – ou
quaisquer outros - devem
ser julgados e ao qual devem estar subordinados”.
A interpretação que dei ao “espírito
de profecia” tem base em minha pressuposição Reformada da Suficiência da
Escritura: “Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado
aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo.” (Confissão de
Fé de Westminster, cap. I.)
Quando citei a “Crença Fundamental”
eu não reinterpretei nada. Apenas demonstrei a exclusividade mística e
profética que Ellen White recebe. Veja o que diz a 18ª Crença Fundamental dos
Adventistas:
“18. O Dom de Profecia: Um dos
dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja
remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a
mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de
verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja.”
Sobre esta “exclusividade
profética”, um pastor adventista pode nos ajudar. A TV NOVO TEMPO tem um
programa intitulado “Bíblia Fácil”. Em um destes programas o pastor fala
de Ellen White e afirma que ela foi uma profetisa verdadeira, e que nunca escreveu
nada antibíblico. Diz que ela “antecipou a ciência em mais de 40 anos” em
assuntos pontuais. Ressalva o pastor que nenhuma doutrina da IASD se baseia em
Ellen White, e que seus escritos não estão em pé de igualdade com a Bíblia, mas
nos orientam para a Bíblia. Neste momento do vídeo, uma participante do
programa pergunta: “Então devemos concluir que a Igreja Adventista é a
Igreja Verdadeira?”(39:45) A resposta contundente do pastor Arilton é: “Sim. Se
o Apocalipse indica, no cap. 12.17, que a Igreja Verdadeira observa toda a lei
de Deus, inclusive o sábado, e tem um profeta moderno, e nós temos em
nossa história, o ministério de Ellen G. White, nós acreditamos sinceramente
nisso.”
Outra pessoa pergunta “se
existe além de Ellen White outros profetas na IASD”. A resposta do pastor é: “Chamada
por Deus, como profetisa, só Ellen G. White.” (40:40). Segundo o pastor, Ellen
White ficava até duas horas sem respirar no momento de suas revelações... (41:39) (http://novotempo.com/bibliafacil/videos/14-bf-verao-profetas/)
Além disso, a mudança de visão do
Adventismo sobre a doutrina da Trindade não teria se dado por meio de mais
estudo das Escrituras, mas segundo o livro “A Trindade”, por causa das
revelações de Ellen White:
“As evidências mostraram que as
visões recebidas por Ellen conduziram a denominação através de estágios
claramente discerníveis rumo a uma plena aceitação do conceito bíblico da
Trindade." (WHIDDEN, Woodrow, MOON, Jerry REEVE, John W. A Trindade.
Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2003. p. 248.)
“6º: Ao
comentar sobre a Inerrância Sena diz que “suspeita” ser Ellen White adepta da
Inerrância absoluta, para argumentar que os adventistas atualmente “negam” a
posição da própria profetisa. Não sei como um pesquisador pode chegar a uma
conclusão dessas ao ler os que ela escreveu sobre o assunto na obra Mensagens
Escolhidas, vol. 1, p. 21. Em 1886 ela afirmou: A Bíblia foi escrita por homens
inspirados, mas não é a maneira de pensar e exprimir-se de Deus. Esta é da
humanidade. Deus, como escritor, não Se acha representado. Os homens dirão
muitas vezes que tal expressão não é própria de Deus. Ele, porém, não Se pôs à
prova na Bíblia em palavras, em lógica, em retórica. Os escritores da Bíblia
foram os instrumentos de Deus, não Sua pena. Olhai os diversos escritores. Não
são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens é que o foram. A
inspiração não atua nas palavras do homem ou em suas expressões, mas no próprio
homem que, sob a influência do Espírito Santo, é possuído de pensamentos. As
palavras, porém, recebem o cunho da mente individual. A mente divina é difusa.
A mente divina, bem como Sua vontade, é combinada com a mente e a vontade
humanas; assim as declarações do homem são a Palavra de Deus. Na página 22 ela
continua explicando sua posição sobre o processo de inspiração das Escrituras
sem dar qualquer margem para a opinião infundada de Luciano Sena de que ela,
“talvez”, acreditasse na Inerrância absoluta.”
Não vejo
algo plenamente desenvolvido contra a inerrância. Qualquer um que crê na inerrância
diz isso. Talvez Leandro não saiba a diferença entre inspiração e inerrância,
conforme define o protestantismo fiel, por isso acha que “Deus falar em linguagem humana” é garantia de erros. A Declaração da
Inerrância de Chicago poderia ajudá-lo.
Um
trabalho acadêmico adventista contra a inerrância bíblica pode ser visto em:
“Na
mesma palestra Sena se contradiz. Enquanto ele “acha” que Ellen G. White cria
na Inerrância absoluta, num determinado momento ele afirma que os adventistas
“rejeitam a Inerrância [absoluta] por causa de Ellen G. White”. Essa
contradição aberta revela que Sena desconhece por completo a posição de Ellen
White sobre o método de inspiração das Escrituras, e que ele foi bastante
arrogante em querer colocar “na boca” da co-fundadora do adventismo algo que
ela nunca sonhou em dizer. Avalie, irmão e Reverendo Ageu, o tipo de informação
que tal palestrante levou até os alunos do Seminário Presbiteriano JMC e veja
se esse vídeo no YouTube, assistido até o momento por mais de 700 pessoas, não
compromete a credibilidade acadêmica de uma Instituição séria como a de vocês.
Além disso, Sena não fez questão de informar aos alunos que a crença adventista
na autoria humana da Bíblia nada tem a ver com a posição dos teólogos liberais.”
Leandro
Quadros não entendeu essa parte, ou mais uma vez não prestou atenção no vídeo.
Não existiu contradição alguma. Perceba que eu mostrei aos 43:48 que é para
salvar os escritos de Ellen White que os adventistas da atualidade negam a
inerrância bíblica. “Por causa” de Ellen White não significa que ela
influenciou ativamente o tema. A prova para minha conclusão pode ser vista
nessas palavras:
“Alguns têm tropeçado no fato de que há
imperfeições nos escritos de Ellen White. (...) Não há acusação que possa ser
levantada contra Ellen White, em seu papel profissional como profeta, que não
poderia e não tenha sido primeiro levantada contra os escritores da Bíblia
(...) Não reivindiquemos mais para a Sra. White do que reivindicaríamos para os
escritores bíblicos (...) “Precisamos ser consistentes; precisamos tratar Ellen
White exatamente como trataríamos qualquer profeta dos tempos bíblicos. Se não rasgamos de nossa Bíblia os
salmos escritos por Davi, as profecias de Jeremias e Jonas e as duas epístolas
de Pedro, então não temos direito de lançar fora os escritos de Ellen White.”
“Se
ele tivesse lido atentamente o capítulo “A Natureza da Bíblia: Isenta ou
Repleta de Erros?”, escrito por Samuele Bacchiocchi (citado repetidas vezes por
Luciano Sena) na obra Crenças Populares: o que as pessoas acreditam e o que a
Bíblia realmente diz (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012), p. 11-47,
teria informado aos alunos que, mesmo não sendo Inerrantes absolutos por crer
que a Bíblia é a perfeita Palavra de Deus na imperfeita linguagem humana,
cremos que “As Escrituras Sagradas são a infalível revelação de Sua vontade.
Constituem o padrão de caráter, a prova da experiência, o autorizado revelador
de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na história” (Nisto
Cremos, 2003, p. 14).”
Isso não trata da questão que foi apontada na
palestra, a saber, que o adventismo ensina que a Bíblia tenha erros de natureza
não doutrinaria. Como o próprio Leandro Quadro afirmou em 08:04: “Mesmo Deus
guiando a mente do profeta para não errar, no aspecto doutrinário e moral, em
aspectos ortográficos e lapsos de memória, é claro que o profeta errou.”
Diz que a Palavra de Deus é perfeita em seu contexto moral, ético e
doutrinário. E afirma que não descarta a possibilidade do próprio autor ter
errado no caso em mira! http://novotempo.com/namiradaverdade/2012/09/11/a-biblia-e-inerrante-04-09-2012/
“7º: Também absurda e inverídica é a afirmação
de que “os adventistas creem que em cada mundo há seu próprio Adão e que só o
nosso caiu”. Não é isso o que o Nisto Cremos (ed. de 2008), p. 90 e 91, afirma.
Na referida obra o termo “Adões” no plural é empregado, realmente, como
referência a seres de mundos não caídos (com base em Jó 1:6-12), porém, não há
a mais remota ideia de que “cada mundo tenha seu próprio Adão”. O termo plural
usado no contexto se refere aos “Filhos de Deus” (Jó 1:6-12) de mundos não
caídos, de modo que a “explicação” de Sena é pura invenção da própria mente
dele, resultante de uma leitura superficial ou manipulação do texto.”
Leiamos, então, o trecho
do livro:
“O mais provável é que a
Terra, em vez de ter sido a primeira obra do Criador, tenha sido, na verdade, a
última. A Bíblia retrata os filhos de Deus – provavelmente os Adões dos mundos não caídos – encontrando-se com Deus em alguma parte distante do Universo (Jó
1:6-12). Até o presente momento, as experiências espaciais não conseguiram
descobrir nenhum outro planeta habitado. Aparentemente eles se situam na
vastidão do espaço – muito
além do alcance de nosso sistema solar poluído, onde se acham garantidos contra
a infecção do pecado.” (Nisto
Cremos, p. 103).
O próprio Leandro Quadros
já disse que “realmente existe vida em outros planetas, que não conheceram o pecado, a desobediência
à lei de Deus”. http://www.youtube.com/watch?v=WGFdmAOyG2Q
“O Senhor me proporcionou uma
vista de outros mundos. Foram-me dadas asas, e um anjo me acompanhou da cidade
a um lugar fulgurante e glorioso. A relva era de um verde vivo, e os pássaros
gorjeavam ali cânticos suaves. Os habitantes
do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos. Ostentavam
a expressa imagem de Jesus, e seu semblante irradiava santa alegria, que era
uma expressão da liberdade e felicidade do lugar. Perguntei a um deles por que
eram muito mais formosos que os da Terra. A resposta foi: Vivemos
em estrita obediência aos mandamentos de Deus, e não caímos em desobediência,
como os habitantes da Terra. Vi então duas árvores. Uma se assemelhava
muito à árvore da vida, existente na cidade. O fruto de ambas tinha belo
aspecto, mas o de uma delas não era permitido comer. Tinham a faculdade de
comer de ambas, mas era-lhes vedado comer de uma. Então meu anjo assistente me
disse: Ninguém aqui provou da árvore proibida; se, porém,
comessem, cairiam. Então fui levada a um mundo
que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque que tinha sido trasladado... Ele percorria o lugar como se realmente estivesse em sua casa.
Pedi ao meu anjo assistente que me deixasse ficar ali. Não podia suportar o
pensamento de voltar a este mundo tenebroso. Disse então o
anjo: Deves voltar e, se fores fiel, juntamente com os 144.000 terás
o privilégio de visitar todos os mundos e ver a obra das mãos de
Deus. “(Vida e Ensinos) http://www.ellenwhitebooks.com/index2.asp?lista=21
Percebe-se que o que eu disse na
palestra não foi fruto de minha imaginação...
8º: “Desconheço até o momento qualquer fonte primária adventista que
afirme ter sido a Igreja Católica quem “inventou o domingo”. Na verdade, a
leitura de algumas obras essenciais revelam que mesmo os adventistas sendo
convictos de que a observância do domingo esteja intimamente relacionada ao
papado (veja-se O Grande Conflito, p.p. 54, 446, 449
e 579), a história da observância do domingo é muito mais abrangente do que
isso. Se ele tivesse lido, por exemplo, a obra The
Sabbath in Scripture na History, editada por Kenneth A. Strand e
publicada em 1982, ele veria que os eruditos adventistas abarcam a substituição
do sábado pelo domingo de uma perspectiva histórica bem mais sólida
especialmente na segunda parte do livro, intitulada “Sabbath and Sunday In
Christian Church”. Sete capítulos foram dedicados ao assunto, sem que a origem
do domingo tenha sido atribuída unicamente ao papado. Outra obra muito útil
para o palestrante seria o livro de Alberto R. Timm, intitulado O
Sábado na Bíblia, publicado em 2010, onde o autor faz menção à tese de
Samuele Bacchiocchi defendida na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma,
intitulada From Sabbath to Sunday: A Historical
Investigation of the Rise of Sunday Observance in Early Christianity. A
mesma foi publicada em 1977 e nela se percebe que, além de o papado ter certa
influência no estabelecimento do domingo, a origem da observância do primeiro
dia foi na igreja de Roma, por volta do 1º século, entre cristãos primitivos
que observaram o sábado juntamente com o domingo. O papado entra em cena alguns
séculos depois, bem como o edito de Constantino em 321 d.C que exaltou o
domingo na esfera civil.”
Leandro Quadros comete um engano
escandaloso, talvez para granjear alguma credibilidade do Reverendo Ageu. Se o
inspirado e autorizado livro “O Grande Conflito” não é fonte primária, não sei
qual outro livro será. Veja o que ele diz sobre papado e domingo:
“O
papado tentou mudar a lei de Deus. O segundo mandamento, que proíbe o culto às
imagens, foi omitido da lei, e o quarto foi mudado de molde a autorizar a
observância do primeiro dia em vez do sétimo, como sábado.” (O Grande Conflito,
p. 446)
“É apresentada uma mudança
intencional, com deliberação. ‘Cuidará em mudar os tempos e a lei.” A mudança
no quarto mandamento cumpre exatamente a profecia. Para isto a única autoridade
alegada é a da Igreja. Aqui o poder papal se coloca abertamente acima de Deus.”
(O Grande Conflito, p. 446)
“Enquanto os adoradores de Deus se distinguirão especialmente pelo
respeito ao quarto mandamento - dado o fato de ser este o sinal de Seu poder
criador, e testemunha de Seu direito à reverência e homenagem do homem - os
adoradores da besta salientar-se-ão por seus esforços para derribar o monumento
do Criador e exaltar a instituição de Roma. Foi por sua atitude a favor do
domingo que o papado começou a ostentar arrogantes
pretensões; seu primeiro recurso ao poder do Estado foi para impor a
observância do domingo como ‘o dia do Senhor’.” (O Grande Conflito, p.
446)
“O
fato de Luciano Sena utilizar dessa metodologia antiacadêmica não me surpreende
porque já tive diversos contatos com ele, dando respostas às suas acusações
sem, contudo, obter da parte dele pelo menos um reconhecimento de que errou na
forma como citou as fontes primárias.”
É óbvio
que para Leandro Quadros nenhuma citação será acadêmica quando for contra o Adventismo.
As obras que citei na palestra estão documentadas. Fiz questão de usar obras
adventistas e não apenas de oponentes. O que se percebe é que Leandro Quadros defende
de qualquer maneira a IASD, ainda quando não está com a razão, e geralmente
tenta desqualificar seus oponentes.
“Porém,
quando a questão envolve um Seminário Teológico como o JMC, a coisa fica mais
séria porque alunos estão obtendo informações falsas que, além de desonrar a
Deus (Êx 20:16), podem comprometer todo um trabalho de ensino realizado por
profissionais comprometidos como vocês. Por isso, assisti a toda a palestra no
YouTube e decidi escrever e telefonar para o Reverendo.”
Creio
que ficou claro e evidente onde estão as informações falsas.
“Há
muita coisa que ele disse sobre a teologia da Lei, da Expiação e da Trindade
que não refletem o posicionamento oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Porém, não me delongarei mais do que já fiz porque não devo ocupar seu tempo
que, com certeza, é precioso em vista dos seus diversos compromissos
acadêmicos.”
Concluo
esta resposta dizendo que o trabalho do apologista é ser verdadeiro na
exposição dos fatos e fiel a Deus na avaliação dos mesmos, ainda que seus
oponentes digam que ele não é. Mantenho um blog que, junto com outros, tem trilhado
o caminho de tentar abrir os olhos dos adventistas. Conheço bem o modo como Leandro
Quadros age para com os críticos. Em sua visão, todos são desonestos ou
desinformados. Homens como Paulo Romeiro, Franklin Ferreira, Natanael Rinaldi,
D. Anderson, Walter Rea e institutos sérios como o Instituto Cristo de
Pesquisas (ICP) e o Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP) já
experimentaram dessa carga.
Minha
resposta acima só teve uma preocupação: Honrar ao meu Deus na abordagem
apologética (2Co
10.4-6), na esperança de que Deus aja no coração dos adventistas, de modo a
reconhecerem o Senhorio Absolutamente Salvador de Cristo, sem as interpolações
das heresias do Adventismo.
Ev.
Luciano Sena