Pesquise no Blog

December 17, 2018

18 razões para o Cristão não ser Vegano



O Veganismo é um conjunto de práticas focadas nos direitos dos animais que, por consequência, adota uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.

O vegano não deve usar artigos de peles, couro, lã, seda, camurça ou outros materiais de origem animal (como adornos de pérolas, plumas, penas, ossos, pelos, marfim etc.), pois implicam a morte ou exploração dos animais que lhes deram origem. Sendo assim, um vegano se veste de tecidos de origem vegetal (algodão, linho, etc) ou sintéticos (poliéster, etc).

Veganos fazem uso da dieta vegetariana estrita, ou seja, excluem, da sua alimentação, carnes e embutidos (enchidos), banha, vísceras, músculos, gelatina, peles, cartilagens, lacticínios, ovos e ovas, insetos, mel e derivados, frutos do mar e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, inclusive industrializados, que não contenha ingredientes que dependam de uso animal em sua produção.

Circos com animais, rodeios, vaquejadas, touradas, zoológicos ou qualquer coisa que explore os animais de algum modo, também são boicotados pelos veganos pois estas práticas implicam escravidão, posse, deslocamento do animal de seu habitat natural, privação de seus costumes e comunidades, adestramento forçoso e sofrimento.

Veganos não caçam, não promovem nenhum tipo de pesca, e boicotam qualquer "desporto" que envolva animais.

Diante de tantas proibições, a pergunta a ser feita é: Pode o cristão se submeter a estas exigências? Deus exige isso de seus filhos? A resposta é não por, pelo menos, 18 motivos.

1. Deus autorizou seu povo a comer carne (Gn 9.3; At 11.5-9);

2. O povo de Deus, no Antigo Testamento, sempre comeu carne de boi, ovelha, cabra e outros animais (Jz 6.20; 1Sm 28.24,25; 1Re 4.23; Am 6.4);

3. O povo de Deus, no Novo Testamento, também comia carne bovina (Mt 22.4; Lc 15.30);

4. O povo de Deus comia carne de peixe (Nm 11.5; Ec 9.12; Ez 47.10; Mt 4.18; Lc 11.11);

5. Jesus alimentou a multidão com pão e carne de peixe (Mt 15.37; Mc 6.42);

6. Gafanhotos eram comidos (Lv 11.21,22; Mt 3.4; Mc 1.6);

7. Aves eram parte da alimentação (Êx 16.12,13; Nm 11.18-20,32,33; 1Re 4.23; 1Sm 26.20);

8. O povo de Deus bebia leite (Dt 32.14; Jó 20.17; Jó 21.24; Pv 27.27; Ct 4.11);

9. O povo de Deus bebia mel (1Sm 14.27; 2Sm 17.29; Ct 4.11; Sl 19.10; Pv 16.24; Mt 3.4; Mc 1.6);

10. As descrições bíblicas de uma terra prometida são de “terra que mana leite e mel” (Ex 3.8,17; 13.5; 33.3; Lv 20.24; Nm 13.27);

11. Deus usou e ordenou o uso de peles de animais (Gn 3.21; Ex 25.5; Nm 31.20; Hb 11.37);

12. Homens de Deus como Elias e João batista usavam couro (2Re 1.8; Mt 3.4; Mc 1.6);

13. A seda também é permitida por Deus nas Escrituras (Ez 16.10; Ez 16.13; Ap 18.12);

14. A descrição da nova Jerusalém é de portas feitas de pérola (Ap 21.21);

15. Tanto a caça quanto a pesca são atividades permitidas por Deus (Gn 25.28; 27.3,5; Pv 12.27; Ez 47.10; Mt 4.18; Mt 13.48; Lc 5.4-6);

16. Animais eram usados tanto nos sacrifícios, quanto na agricultura, quanto nas guerras (2Re 6.17, Lc 9.62);

17. Os anjos, em corpos humanos, se alimentaram de coalhada, leite e carne bovina (Gn 18.8);

18. Jesus se alimentava de carne de peixe (Lc 24.42,43), mel (Lc 24.43); pão (Mt 26.26); carne de cordeiro (Êx 12.3) e, muito provavelmente, como todo judeu, de queijo de cabra, ovos, azeitonas, trigo, cevada, lentilhas, tâmaras, melõe, pepinos, romãs, e uvas passas.

O que está na base do Veganismo é a ideia de que o sofrimento animal não é permitido sob hipótese alguma. A vida animal é sagrada. Em um mundo vegano ideal, os animais morreriam de velhice.

Conquanto cristãos tenham o dever de cuidar da criação de Deus (Gn 1.28), Deus colocou os animais abaixo dos seres humanos. O que o paganismo fez, no passado, foi inverter esta ordem “adorando e servindo a criatura em lugar do Criador” (Rm 1.25). O que a Ecologia (e agora o Veganismo) estão fazendo é ressuscitar o paganismo colocando a natureza como o próprio Deus e divinizando os animais. Assim, cristãos devem perceber que não se trata apenas de uma inocente dieta para cuidado da saúde, mas de uma filosofia que inverte os ensinos da Palavra de Deus e que produz a idolatria da criação.

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gl 5.1) “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens?” (Cl 2.20-22). Foge destes que “exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.” (1Tm 4.3-5) “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1Co 10.31)

25 comments:

Fabiana said...

Caro irmão,

não sei se conversou com outros cristãos veganos ou vegetarianos antes de escrever este artigo. Ainda, já assistiu vídeos e materiais do People for the Ethical Treatment of Animals (PETA)?
O Problema caro irmão, não é consumir produto animal ou não! O problema, é como isso é feito! Animais são torturados desde o seu nascimento, até a hora (que é horrível) de seu assassinato!
Acha que "só" porque eles não se expressam como os humanos também não sentem dor? tristeza? desespero?
Quando eu era criança, e morava na roça, nós tinhamos criações de todos os tipos de animais para a nossa subsistência, mas, estes animais TINHAM UMA VIDA! Nunca foram maltratados, enjaulados, feridos ou torturados...

...E na Bíblia (creio que em Deuteronômio, em alguns Salmos e no NT), as instruções eram para não serem maltratados, porque como NÓS, são igualmente criação de Deus!

Mariara Garcia said...

Adão e Eva eram veganos. O veganismo foi ideia de Deus e não dos homens.
Daniel não comia dos manjares do rei para não se contaminar.
Apostolo Paulo condena o consumo de carne sacrificada e consagrada aos ídolos.
Eu sou vegana para glória de Deus e não para agradar aos homens. Destruir o meio ambiente faz mal a saúde e fere o segundo mandamento de Deus. O plano original de Deus para a sua criação não incluía nenhum tipo de violência. Depois do pecado de Adão e Eva começou a violência toda. O diabo veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio pra nos dar vida em abundância. Para ganhar os pagãos pra Jesus preciso dar um bom testemunho e não ser conhecida como uma destruidora que não tem domínio próprio. Deus permitiu que comessem carne, mas não a carne imunda que muitos cristãos comem nos dias atuais. Ele permitiu, mas não foi no plano original. Deus mandou salvar os animais do dilúvio porque se importa com toda a sua criação. Apenas comento para lembrar dos outros trechos da bíblia que me servem como base, mas não imponho nada a ninguém, o Espírito Santo é quem nos convence do erro e do pecado. Eu vivo como no paraíso, como no tempo em que não havia pecado. Que Deus te abençoe em nome de Jesus.

Mariara Garcia said...

Adão e Eva eram veganos, o veganismo foi ideia de Deus e não dos homens.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Adão era vegano e não havia cometido pecado.
Gênesis 2:14-18.
19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Adão foi chamado para dar nome a todos os animais, mas não para comer os animais. Adão era criativo, mas não podia imaginar que um animal poderia ser comida para o homem.
21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Deus criou homem vegano, a mulher pra ser vegana como ele, os dois eram criaturas boas e havia comunhão com Deus. O primeiro casamento foi ideia de Deus e os noivos eram veganos. Não havia violência contra a mulher, não havia essa ideia de discutir o relacionamento.
Depois veio a serpente e conseguiu destruir o belo plano original de Deus fazendo-os pecar e as consequências que seguem após isso são todas as formas de violência que estão no mundo.

Mariara Garcia said...

Os cultos dos idólatras desde a antiguidade até os dias de hoje envolvem sacrifício de animais e sangue animal nos seus cultos como forma de agradar os deuses e honrá-los, para agradar a Deus no antigo testamento os rituais eram semelhantes e era necessário para a expiação do pecado, mas depois de Cristo na cruz e da sua ressurreição não precisamos mais sacrificar animais por causa do pecado. Jesus aniquilou de uma vez por todas com o pecado. Sou salva da idolatria dos sacrifícios dos animais e condeno a idolatria, quero que cesse o sacrifício dos animais no Brasil e no mundo. Deus não mandou desmatar a floresta toda e é isso que a criação de gado faz, é isso que o homem tem feito, destruição no mundo, isso é obra do inimigo. Plantações de milho ou de soja dariam pra alimentar muito mais famílias do que o gado, além de gastar menos água. Acabar com a fome no mundo depende de pessoas lutarem pelo consumo consciente, é pela fome, é por amor ao próximo.

Mariara Garcia said...

Daniel era vegano, comia só legumes.
8 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
10 E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei.
11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
13 Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
14 E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
16 Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.
Daniel não se contaminou com os manjares do rei e recebeu dom de Deus. Eu queria ser inteligente, mas inteligente como Daniel.
17 Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
18 E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
19 E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
20 E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.
21 E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro.
Fiz um voto com Deus por causa da minha fé em Cristo, 21 dias sem carne,não bebia nada de álcool. A carne que eu comia poderia ter sido sacrificada aos ídolos e isso seria fazer aliança com os falsos deuses. A bruxaria ainda existe pastor, não podemos participar dos altares da bruxaria. Aceitei ser vegana pra não me contaminar e hoje não sinto falta de nada sendo vegana. O veganismo é para mim a minha nova vida em Cristo porque antes eu era idólatra, consultava os espíritos e os adivinhos e comia da carne sacrificada aos ídolos. Agora eu adoro ao Deus vivo, o Deus que livrou a Daniel, eu sou livre do engano, eu recebi o Espírito da Verdade. A graça de Deus me alcançou. Da última vez que reiniciei o propósito de ser vegana foi 40 dias antes da páscoa de 2017 pra consagrar-me porque eu sou atriz e interpreto na paixão de Cristo. Percebi que não preciso mais sair desse propósito, o amor pelos animais não é pecado. E eu espero que muitos veganos não-cristãos assim se convertam ao cristianismo.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
João 6:51. Jesus é o nosso alimento!

Unknown said...

Devia estudar mais, o veganismo não coloca os animais como deuses ou divindades, apenas entende que Deus nos deu responsabilidade e não privilégio sobre sua criação
e se podemos evitar o sofrimento
por que não evitá-lo?

Unknown said...

Nossa muito interessante, nunca tinha pensado por este lado achei normal. Acho que este é o problema de muitos cristãos achar que tudo é normal

Unknown said...

Muito interessante, tirou todas as minhas duvidas

Dr. Gentil said...

Acima de tudo o Cristão deve ser conhecido pelo AMOR. Viver sem ter que tirar a vida de outros seres é um ato de amor e compaixão, então por que não praticá-lo? #Reflitam

Kleber Oliveira said...

Tudo que foi apresentado nas referências bíblicas é verdadeiro de fato está escrito, e deve seguido no contexto bíblico para o qual foi escrito, porém, analisando tais referências é claramente entendido que tais referências se aplicam ao tema apostasia e falsas doutrinas.(Vide as referências) Não se aplica a uma prática de um hábito alimentar que lhe agregará uma vida mais saudável e longa e além de trazer imensos benefícios ao meio ambiente, sem comprometer sua fé ou ir de contra a sua filosofia e caráter cristão.
Mas tal prática que aqui e usada já se percebe que é uma prática já muito usada desde que o mundo é mundo, que é a prática da sofisma, que é quando se usa a palavra de Deus para tentar manipular e persuadir as pessoas que não conhecem a palavra ou não tem prática da leitura bíblica. Então vejamos
1.Veganismo não é uma espécie de doutrina, exigida por uma tipo instituição religiosa, apesar de haver religiões que são adeptas a esse hábito alimentar, mas que porém não exercem influência em tal hábito, já que é um hábito embasado cientificamente através de resultados de pesquisas e estudos científicos que foram e são feitos constantemente.(vide documentário: A carne é fraca, Terráqueos, o garfo óia faca e etc.).
Pelo mundo
existem religiões com doutrinas que pregam a proibição de certos hábitos alimentares, como a religião hindu que proíbe que se coma carne de vaca pois é sagrada.(inclusive há uma foto de uma vaca no início desse post que o reverendo equivocadamente postou querendo associar tal foto ao hábito vegano, que como se pode ver não tem relação nenhuma.
2. Pela visão criata, ou seja a luz da Bíblia, em relação ao consumo da carne. Vemos que o Senhor não proíbe, como tão pouco exige que se coma somente a carne. Mas vemos em Genesis no princípio na bíblia O Senhor ordenando que Adão poderia comer de todas as árvores, menos a árvore do bem e do mal e não ordena que se alimente de animais (Gn 2:16). Fato só ocorrido muito tempo depois com Noé após o dilúvio pois não se tinha vegetação viva, foi quando o Senhor disse: Tudo que se move, o que é vivente será para seu mantimento; tudo pois tenho dado, como a erva verde.(Gn. 9:3).
Então acredito que o Senhor sempre estará do lado da melhor opção, a que trará melhores resultados para uma vida melhor e meio ambiente melhor para se viver, sendo que Ele tmb não obriga as pessoas a usarem tal opção. Então se vc está com sua mente apta e em condições psicólogicas para tal mudança, na visão teologica há problemas.

Unknown said...

Ótimo artigo muito esclarecedor

Unknown said...

SENSACIONAL COMO DEUS TRÁS A TONA TODA MENTIRA.
NO ENTANTO O SER HUMANO ESCOLHE O QUE QUER ENTÃO VIRÁ AS SUAS CONSEQUÊNCIAS.
ESTÁ ESCRITO: CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ .
ESCOLHA CERTO, ESCOLHA FICAR DO LADO DE DEUS E DA SUA PALAVRA.
ELE É A PALAVRA, O VERBO, O LOGOS DE DEUS!

Unknown said...

Achei interessante mas devemos resaltar que nem todo vegano não come por qur adora o animal e sim porque tem um carinho pelo tal e não curte comer. Eu sou vegetariana, como ovo e tomo leite, no início eu comia peixe, mas não por adoração qur não como e sim porque tenho pena da forma que os animais são tratados, e me sinto bem comendo outras coisas. Óbvio que o animal em minha vida não ta acima de Deus e nem do ser humano, mas os amo tbm.

Thaynara said...

Nesse texto só é levado em consideração o respeito e quem sabe adoração pelos animais , mas oq ninguém fala é que a agropecuária causa um dano ambiental enorme , só vegetaria é cristã não como carne por afeição ao animal mas sim por que pêro proporcionar um futuro para os meu filhos onde o planeta esteja preservado , Deus realmente fez essa terra para que comêssemos o melhor que nela existe o problema é que usamos tudo em excesso como consequências pessoas como eu tem que abrir mão de comer carne pq outros não conseguem nem reduzir o consumo . Se vc não quer ser vegano ou vegetariano pelo menos reduza o seu consumo de carne e laticínios , pesquise um pouco pra saber como anda a condição do planeta em que vivemos pq até Jesus voltar é nele que vamos ficar então podemos pelo menos nos preocupar com ele .

Jack said...

Olha, uma coisa Não nenhuma relação com a outra! Não comer carne tem a ver com a sustentabilidade do planeta terra! Não vamos ser hipócritas a ponto de falar que só pq Deus disse que está terra ia acabar não precisamos cuidar dela! Não comer carne é cuidar do planeta e não venha comparar a forma como as coisas são feitas hj (por dinheiro e quantidade (não tendo nada a ver com acabar com a fome de muitas pessoas) antes morávamos para o próprio consumo, era moderado! Não criem desculpas para julgar as pessoas que estão tentando.

Davi said...

Que texto sem sentido. não é pq deus "permite" comer carne que eu sou obrigado a fazer. Se for ver tem várias passagens da bíblia que condena
o consumo de carne. Além disso tudo, é ruim para o planeta, para o ambiente e para quem come. Sem falar que aposto que Jesus não gostaria e nem apoiaria o massacre e a tortura que acontece nos matadouros

Anonymous said...

Esclarecedor. Então eu como cristã devo dizer q sigo uma dieta vegetariana, não por questões animais nem nada, mas por questões de saúde mesmo. Não julgo quem come carne, nem imponho q deixem de comer.

Unknown said...

Misericórdia, como o inimigo pode usar os adoradores de deuses estranhos como o cristão... Veja que não to negando o que há de verdade no texto, quem tiver entendimento que entenda. Posto isso, varões e varoas de Deus, respondam-me , e o sofrimento dos animais não deve ser levado em conta? Animais de abate, assim como gatos , cães ou seres humanos são dotados de sistema nervoso. Povo de Deus, se um de vocês tomam uma pancada, vai doer, o mesmo ocorre com animais. Já viram como é a vida dos animais industrializados com fins de abate ou outro tipo de exploração? O confinamento, os maus tratos, a hora horrível da morte( deixando claro que não existe morte " humanitária ")? Se não, procurem saber, procurem ser sensíveis a dor dos inocentes. A letra, do modo como a empregaram , mata. O sofrimento dos animais é fato incontestável, só sendo muito coração duro para negar. Meu prato não tem sangue, nem morte, meu estômago não é sepulcro. Apenas e somente uma questão ética e moral para com aqueles que não pedem para morrer e sofre horrores.

George said...

Não estou fazendo apologia a destruição dos recursos, mas essa forma de pensar também tem suas ressalvas. Deus é dono, é dirigi o mundo, não vai uma folha se Ele não permitir, então vivamos tranquilos, sabendo que sim, caminhamos para um fim, não porque a vaca solta gases, mas porqie está escrito. Deus no comando de todas as coisas.

mirianyoga said...

Eu fico feliz é com o comentário de cristãos conscientes, sinal de que existem pessoas realmente praticando o que Jesus disse: amai ao próximo como a ti mesmo! Veganismo não ter a ver com adoração nem religião, uma afirmação dessas é fruto de uma tremenda ignorância. Veganismo por compaixão aos animais, considera os animais como nossos irmãos, não devendo haver superioridade em relação a outras espécies, essa discriminação é chamada de especismo. Sugiro que o pastor se informe maus antes de falar tanta coisa sem nexo.

Wilson said...

No Pentateuco Deus define quais animais são puros para comer e quais são impuros. Daniel e seus companheiros não comeram dos manjares, por que eram alimentos consagrados aos Ídolos e Paulo condenou a mesma coisa. A lei de Deus não mudou!


1. Deus autorizou seu povo a comer carne (Gn 9.3; At 11.5-9);

2. O povo de Deus, no Antigo Testamento, sempre comeu carne de boi, ovelha, cabra e outros animais (Jz 6.20; 1Sm 28.24,25; 1Re 4.23; Am 6.4);

3. O povo de Deus, no Novo Testamento, também comia carne bovina (Mt 22.4; Lc 15.30);

4. O povo de Deus comia carne de peixe (Nm 11.5; Ec 9.12; Ez 47.10; Mt 4.18; Lc 11.11);

5. Jesus alimentou a multidão com pão e carne de peixe (Mt 15.37; Mc 6.42);

6. Gafanhotos eram comidos (Lv 11.21,22; Mt 3.4; Mc 1.6);

7. Aves eram parte da alimentação (Êx 16.12,13; Nm 11.18-20,32,33; 1Re 4.23; 1Sm 26.20);

8. O povo de Deus bebia leite (Dt 32.14; Jó 20.17; Jó 21.24; Pv 27.27; Ct 4.11);

9. O povo de Deus bebia mel (1Sm 14.27; 2Sm 17.29; Ct 4.11; Sl 19.10; Pv 16.24; Mt 3.4; Mc 1.6);

10. As descrições bíblicas de uma terra prometida são de “terra que mana leite e mel” (Ex 3.8,17; 13.5; 33.3; Lv 20.24; Nm 13.27);

11. Deus usou e ordenou o uso de peles de animais (Gn 3.21; Ex 25.5; Nm 31.20; Hb 11.37);

12. Homens de Deus como Elias e João batista usavam couro (2Re 1.8; Mt 3.4; Mc 1.6);

13. A seda também é permitida por Deus nas Escrituras (Ez 16.10; Ez 16.13; Ap 18.12);

14. A descrição da nova Jerusalém é de portas feitas de pérola (Ap 21.21);

15. Tanto a caça quanto a pesca são atividades permitidas por Deus (Gn 25.28; 27.3,5; Pv 12.27; Ez 47.10; Mt 4.18; Mt 13.48; Lc 5.4-6);

16. Animais eram usados tanto nos sacrifícios, quanto na agricultura, quanto nas guerras (2Re 6.17, Lc 9.62);

17. Os anjos, em corpos humanos, se alimentaram de coalhada, leite e carne bovina (Gn 18.8);

18. Jesus se alimentava de carne de peixe (Lc 24.42,43), mel (Lc 24.43); pão (Mt 26.26); carne de cordeiro (Êx 12.3) e, muito provavelmente, como todo judeu, de queijo de cabra, ovos, azeitonas, trigo, cevada, lentilhas, tâmaras, melõe, pepinos, romãs, e uvas passas.

Anonymous said...

Essa questão de que no plano original de Deus o ser humano só comeria vegetais pra mim está equivocado. De fato sem o pecado e a morte não haveria violência, porém hj o ser humano está descobrindo tecnologias pra criar carne a partir de amostras de tecidos e células de animais sem tirar a vida nem fazer mal a eles (A chamada carne sintética), então acredito que se o mundo fosse perfeito poderia sim existir consumo de carne, mas apenas carne sintética. Vale lembrar q Deus tbm deu inteligência para o ser humano criar alimentos q tbm não são ervas e ele come por puro prazer, como chocolate, biscoitos, entre outros produtos industrializados

Anonymous said...

Concordo com vc

Anonymous said...

Perfeito. Maravilhoso o seu texto.

Anonymous said...

Bora pra um xurras então mlk ...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails