Pesquise no Blog

August 28, 2008

Ciência, ateísmo e Deus



O perverso, na sua soberba, não investiga;
que não há Deus são todas as suas cogitações.
São prósperos os seus caminhos em todo tempo;
muito acima e longe dele estão os teus juízos;
quanto aos seus adversários, ele a todos ridiculiza.
Pois diz lá no seu íntimo: Jamais serei abalado;
de geração em geração, nenhum mal me sobrevirá.
A boca, ele a tem cheia de maldição, enganos e opressão;
debaixo da língua, insulto e iniqüidade.

Salmo 10.4-7



Senhor, Deus da verdade, será suficiente conhecer essas coisas para te agradar? Infeliz o homem que conhece tudo isso e não te conhece. Feliz aquele que te conhece, ainda que ignore o resto. Aquele que te conhece a ti e também as outras coisas, não é mais feliz por esse conhecimento, mas somente por conhecer a ti, e conhecendo-te, te glorifica pelo que és, e te rende graças, e não se perde em vãs reflexões. De fato, aquele que se reconhece possuidor de uma árvore e te é grato pelo uso que dela pode fazer, ainda que não saiba qual a altura ou largura dela, é melhor do que aquele que a mede, lhe conta os galhos, mas não a possui e não conhece nem ama o criador dela. Do mesmo modo, a pessoa de fé possui todas as riquezas do mundo e, mesmo que nada tenha, é como quem tudo possui, pois está unida a ti, Senhor de todas as coisas, pouco importando se nada sabe sobre o percurso da Ursa Maior! Seria loucura duvidar de que está em melhor situação do que aquele que sabe medir os céus, contar as estrelas e pesar os elementos, e no entanto despreza a ti, que tudo dispuseste com medida, quantidade e peso.

Agostinho, Confissões, Livro V, 4.

7 comments:

Rev. Alexandre Lessa said...

Rev. Ageu,

Parabéns pelo post! Alerta-nos para a questão apologética e para o dever de nos prepararmos para responder as necessidades de nosso tempo.

Deus te abençoe, professor.

Anonymous said...

Pr.,

Como responder as indagações deste ateu sobre o genocídio do Velho Testamento e trabalho em sábados?

Grato,

Guilherme

Rev. Ageu Magalhães said...

Caro Guilherme,

O estudo da Revelação Progressiva nos mostra que, no Antigo Testamento, Deus executava sua justiça de modo imediato. Diferente do Novo Testamento, excetuando-se Ananias e Safira (Atos - período de transição) e dos nossos dias, em que Deus nos trata como adultos e reserva seu juízo para o último Dia. Desta forma, Deus punia as nações blasfemas e ímpias executando sua justiça perfeita, destruindo seu povo. Por vezes ele fazia isso através da natureza (terra se abrindo, dilúvio, fogo caindo do céu, enxofre, etc.), noutras vezes ele ordenava a Israel que executasse este juízo. Desta forma, muitas vezes os exércitos de Israel serviram de chicote e espada nas mãos do seu Senhor, para cumprir-lhe os propósitos.

Sobre a guarda do sábado, não sei qual seu nível de acesso a livros evangélicos, mas seria interessante consultar a Confissão de Fé de Westminster e o Catecismo Maior de Westminster. Nele você encontrará todos os textos prova que mostram a igreja reunindo-se no primeiro dia da semana, depois da ressurreição de Cristo. Um abraço, Ageu.

Alexandre de Jesus dos Prazeres said...

Caro Rev. Ageu, deixei um comentário em relação a postagem anterior sobre o assassinato de crianças indígenas e desde então tenho sempre visitado o teu blog, por sinal, pus um link de acesso no meu blog: vozdareforma.blogspot.com. E sobre assunto que está em discusão, "Ciência, ateísmo e Deus", acredito que posições de arrogância extrema, em termos de ateísmo, como esta do Dawkins é a consequência natural de se viver num mundo no qual Deus foi banido, no qual a lei de Deus não é o padrão de moralidade e verdade, um mundo no qual impera o relativismo e o subjetivismo em todos os setores da vida das pessoas. As pessoas puseram Deus de lado na hora de tomar decisões importantes que afetam toda a existência, agora estão zombando do Criador, pondo em dúvida a sua existência, tratam Deus como alguém foi mantido tanto tempo afastado que agora as pessoas duvidam se realmente ele existe ou algum dia existiu. Diante disso, só posso exclamar: "Deus, tenha misericórdia de nós e destes homens de corações petrificados".


Que Deus te abençoe.

Alexandre de Jesus
vozdareforma.blogspot.com

Anonymous said...

Agora pensei em dar de novo uma lida em Confissões lá do Monergismo.

Cláudio Marcos Figueiredo said...

MEU DEUS...
que delirio desse homem!!!

Se, por acaso, os seus pés "quase" se desviaram com os comentários de Richard Dawkins, leia o Salmo 73.

Cláudio Marcos Figueiredo said...

Vejam debate sobre esta questão levantada por Richard Dawkins.

acesse os links abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=aYKlLqp8oDg&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eorkut%2Ecom%2Ebr%2FFavoriteVideos%2Easpx%3Fuid%3D15288703289814842981&feature=player_embedded

é uma série de 11 vídeos

sobre design/projeto inteligente existe também uma série de 7 vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=r1M5gY-xfmQ&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eorkut%2Ecom%2Ebr%2FFavoriteVideos%2Easpx%3Fuid%3D15288703289814842981&feature=player_embedded

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails