Pesquise no Blog

April 26, 2010

Tambores e Bota de Python: Afro-Pentecostalismo?

Alguns antropólogos têm classificado as igrejas Neopentecostais como "Afro-Pentecostais" dada a semelhança de muitos de seus ritos. É o que faz Vagner Gonçalves da Silva, professor do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Em um artigo publicado na Revista USP, n. 67, setembro/novembro de 2005, p. 150-175, intitulado "Concepções religiosas afro-brasileiras e neopentecostais: uma análise simbólica" Vagner traça paralelos entre os cultos afro-brasileiros e o neopentecostalismo. Veja o quadro abaixo:


Observe que o Neopentecostalismo se esquece da suficiência das Escrituras para a vida do crente e incorpora termos próprios dos cultos afro-brasileiros em seu vocabulário, como Exu, Pombagira, Encosto, etc. Prova disso está no vídeo abaixo:



Note que há um desprezo para o que está revelado na Bíblia e uma valorização para o que chamam de "profecia". A questão é: onde nas Escrituras encontramos Exus, quanto mais "boiadeiros"? Em cima de sonhos e supostas profecias constroem-se idéias totalmente anti-bíblicas. No vídeo a pastora diz que Deus lhe revelou a vontade de comprar uma bota de cobra python depois uma bota de cowboy. Onde nas Escrituras Deus nos ordena que tipo de calçado devemos usar? Os discípulos de Cristo calçaram sandálias, próprias da época (Mc 6.9); tinham eles menos poder do que alguém que usa uma bota de python?

Voltando ao "afro-pentecostalismo", o antropólogo Vagner Silva chama a atenção para a quantidade de elementos que o neopentecostalismo importou dos cultos afro-brasileiros, a saber: sabão abençoado, rosa ungida, chás de sete dias, galhos de arruda, sal grosso, etc. Em algumas destas cerimônias, há tanta ênfase nos objetos "abençoados" que o nome de Jesus sequer é mencionado. Veja abaixo três exemplos:



Nenhuma menção ao sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado (1Jo 1.7). O método bíblico para real purificação está no lavar regenerador do sangue do Cordeiro, Jesus Cristo, por meio da fé expressando nosso arrependimento. "Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro." (1Jo 2.5ss)



Depois de séculos criticando o absurdo da água benta, usada pela Igreja Católica Apóstolica Romana, eis que o neopentecostalismo cai no mesmo erro. Essa é a conseqüência de se andar longe da Bíblia.



Neste vídeo a palavra "tambores" é usada 21 vezes e Cristo uma só vez. Onde está a ênfase? Que tipo de Evangelho é este que lança sobre objetos poder em detrimento do poder de Jesus Cristo? Concluo com as palavras do profeta (verdadeiro) Oséias: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." Os 4:6

3 comments:

Arleilson Albino said...

Absurdo isso! Eu não me refiro a esse povo como evangélico, pois de EVANGÉLICOS eles não têm nada!
Chega a dar ânsia ao assistir esses vídeos!
E o pior é que tem igrejas, que ainda são sérias, cantando músicas desse povo (raramente escapa uma)... Daqui há pouco vai adquirindo o mesmo pensamento, idéia, até culminar com as mesmas práticas. Os exemplos mostram que esse é o curso "natural"...

João Elias Waked Neto said...

Bastou-me assistir ao vídeo em que Ana Paula Valadão fala sobre "Exu Boiadeiro" e que o Senhor mandou-lhe comprar uma bota, para que eu me escandalizasse e me indagasse até que ponto devemos estar prontos para acolher os débeis na fé.

Que o Senhor seja misericoridoso para com todos nós.

Graça e Paz.

claudiopimenta said...

aqui tem umas fotos que podem ser aproveitadas


www.exejegues.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails