Pesquise no Blog

June 24, 2010

A Pílula do Homem - Augustus Nicodemus



De acordo com o site Science Daily, as pesquisas para a produção de uma pílula anticoncepcional masculina estão cada vez mais avançadas. Com a autorização do Rev. Augustus, reproduzo abaixo interessante artigo escrito por ele sobre o assunto.
_____

O primeiro contraceptivo oral masculino está chegando e, com ele, algumas indagações de cristãos sobre a legalidade Bíblica de um homem crente usar a "pílula" para não ter filhos.

A questão interessa a muitos cristãos. Muitos jovens casais têm evitado filhos nos dias de hoje. As razões geralmente apresentadas são a explosão demográfica das grandes cidades onde vivem, a depravação e corrupção cada vez maiores do ambiente onde seus filhos haveriam de crescer, tal como o uso de drogas e a delinqüência infantil e juvenil. Alega-se ainda a falta de segurança que sentem em relação a filhos: saberei dar respostas? Será que serei capaz de viver uma vida exemplar? E, por fim, o argumento mais forte, o alto custo financeiro hoje de se criar filhos. Para os que pensam assim, filhos atrapalhariam os planos financeiros de se ter uma vida financeira mais tranqüila.

Por outro lado, há algumas boas razões para se enfrentar as dificuldades mencionadas acima.

1) Filhos são fonte de grande alegria, isto a Bíblia deixa muito claro, mas especifica que especialmente os filhos que andam nos caminhos do Senhor (ler Pv 28.7; 29.3,17). Filhos que crescem sem disciplina vão para o mundo, desobedecendo a Deus, e dão grande dor a seus pais (Pv 17.21,25; 28.7; 29-3,15). "Grandemente se regozijará o pai do justo, e quem gerar um filho sábio nele se alegrará" (Pv 23.24). Filhos sábios não crescem em árvores: são fruto de toda uma vida de disciplina, instrução, companheirismo, amor, e orientação nos caminhos de Deus. Mas o resultado vale a pena.

2) Filhos são bênção do Senhor. Os Salmos 127 e 128 comemoram a felicidade do justo em ter muitos filhos, como bênção de Deus. Muitos jovens casais cristãos, ao contrário do ensino bíblico, vêem os filhos como sendo um tropeço, um estorvo às suas carteiras profissionais, aos planos de divertir-se, conhecer o mundo... quem pode fazer isto com filhos pendurados nas calças?

É possível que estes cristãos mudem de idéia, quando já for muito tarde, quando estiverem aposentados, doentes, velhos e sozinhos largados num asilo de idosos, sem ninguém que venha visitá-los, conversar com eles, e alegrá-los.

3) Filhos fazem parte da estratégia de Deus em transformar o mundo. Filhos criados em famílias cristãs sólidas são via de regra os melhores crentes e, portanto, os mais aptos a cumprir o que Jesus ensinou, que a corrupção da sociedade poderá ser neutralizada por homens e mulheres santos (Mt 5.13-16), agindo como sal e luz deste mundo. É em lares cristãos fortes que jovens, que serão o sal e a luz deste mundo, são devidamente equipados. Deus deseja que o mundo ouça o Evangelho (Mt 18.18-20). Nossos filhos podem ser os instrumentos necessários para isso, como disse B. Ray: "O propósito de Deus em nos dar filhos é que conquistemos o mundo para ele".

Na minha opinião, à luz do ensino bíblico sobre o plano de Deus para a família e os filhos, constitui-se uma transgressão do propósito divino o evitar filhos por motivos egoístas quer seja com contraceptivos masculinos ou femininos. Gente que não quer o trabalho de criar crianças e casam pelo sexo e companhia se esquecem que tiveram um pai e uma mãe que pensaram diferente. O sexo e o companheirismo trazidos pelo casamento não são a sua única finalidade. Criar filhos é bem menos complicado e difícil do que se pensa, quando o casal o faz na dependência de Deus.

Por outro lado, creio que não vai contra o propósito de Deus o casal controlar o número de filhos, e mesmo chegar a uma época em que decida evitá-los. Minha esposa e eu temos quatro filhos. Na realidade queríamos ter cinco, mas por problemas de saúde dela, tivemos de parar nos quatro. Creio que já demos nossa contribuição para encher o mundo e dominá-lo! E não nos sentimos constrangidos em evitar que ela engravide mais uma vez.

Assim, creio que nada há contrário ao uso da pílula masculina por um cristão, desde que pelos motivos corretos. Sobre o fato de ser "masculina", não, vejo nada nas Escrituras que condenem a pílula por isto. A pílula masculina ainda tem a vantagem sobre alguns contraceptivos femininos de evitar uma outra questão ética relacionada com o controle da natalidade, que é a do uso de métodos que são abortivos.

9 comments:

L. Demara said...

Oxalá os justos tivessem mais filhos, porque isso significaria mais justos, via de regra, salvo alguma ou outra execção...

Arleilson Albino said...

Muito interessante. É bom falarmos desse e de outros assuntos tão atuais, que são questionamentos pela sociedade pós-moderna.

Rev. Ageu Magalhães said...
This comment has been removed by the author.
Rev. Ageu Magalhães said...

Prezada Srta. L, é nisso que o Islamismo está apostando. Veja este vídeo:

http://resistenciaprotestante.blogspot.com/2009/08/o-inverno-demografico-documentario.html

Abraço,
Ageu

Rev. Ageu Magalhães said...

Caro Arleilson, obrigado pela visita.

Rossine said...

Creio que não é pecado decidir não ter filhos, como não é pecado decidir não casar. O Ap. Paulo aconselha àqueles que querem se dedicar muito ao Reino de Deus que não se casem. Se abster-se do 1º passo não é pecado, como pode ser abster-se do 2º? Não podemos confundir o foco do V.T. "Enchei a terra" com o foco do N.T." fazei discípulos de Cristo".

Rev. Ageu Magalhães said...

Prezada Rossine, o artigo condena o não decidir ter filhos por motivos egoístas. Aliás, qualquer coisa que se faça ou se deixe de fazer por egoísmo é pecado. O controle, desde que seja por motivos justos, não é condenado. Deus a abençoe, Ageu.

Casal 20 said...

Olá Rev.Ageu! Muito bom esse texto! Eu estava procurando a opinião do Rev. Augustus sobre esse tema e o encontrei aqui. Já estamos o seguindo! Se quiser nos conhecer um pouquinho, visite o nosso blog também. Será bem vindo lá!
Que o Senhor continue te abençoando,
Lu( do blog casal 20)

Anonymous said...

Um exemplo que deve começar com os pastores (incluso Nicodemus), pois, a maioria tem no máximo 2 filhos, rara exceção 3...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails